Elementos do radioteatro presentes no radiojornalismo e na publicidade radiofônica
Anexos
Informações
Título
Elementos do radioteatro presentes no radiojornalismo e na publicidade radiofônica
Autor(es)
Guilherme William Udo Santos
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
28/03/2014
Resumo (EN)
This research addresses the radio and sound media as a platform for contents worked within the concept of Armand Balsebre for radio language: the concept of expressive language. The Radio Theater allows the listener to create a universe of assumed images from the hearing, in a process of co-creation, where the listener takes part. With the advent of new sound technologies and portable sound players, a new sense of hearing becomes urgent, because the audience is in a process of relearning the hearing. The wealth of radio language, with words, tracks, effects and silences, is little exploited in contemporary Brazilian radio and sound production in different genres and formats. We seek, then, present ways to enhance the imagination of the listener regarding the creation, production and reception of radio symbolic products, with the prospect of rescuing the culture of orality. We still intend to carry out elemental analyzes of Radio Theater and fictional narrative also present in other genres, such as Radio Journalism and Advertising
Resumo
Esta pesquisa aborda o rádio, como veículo de comunicação, e os meios sonoros como plataforma para conteúdos trabalhados dentro da conceituação de Armand Balsebre para a Linguagem Radiofônica, ou seja, o conceito da expressividade da linguagem. O radioteatro possibilita ao ouvinte - em um processo de criação conjunta em que ele também participa - criar um universo de imagens pressupostas a partir da audição. Com o advento de novas tecnologias sonoras e os aparelhos de som portáteis, se faz urgente um olhar repensado sobre o senso de “audição”, pois o público encontra-se em um processo de reaprendizado do ouvir. A riqueza da linguagem radiofônica, com as palavras, trilhas, efeitos e silêncios, é pouco aproveitada na produção de radiofonia e na produção sonora contemporânea brasileira em diferentes gêneros e formatos. Buscamos, então, apresentar formas de valorizar o imaginário do ouvinte no que tange à criação, produção e recepção de produtos simbólicos radiofônicos, com a perspectiva de resgate da cultura da oralidade, apoiados por conceitos como a Paisagem Sonora, de Murray Schafer e a peça radiofônica alemã. Para exemplificar, apresentamos análises de elementos do radioteatro e da narrativa ficcional presentes também em outros gêneros, tais como o radiojornalismo e a publicidade.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação, Rádio, Linguagem Radiofônica, Paisagem Sonora, Radiojornalismo, Narrativas
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto