Eleições no rádio: Campanha Presidencial 2010 – Rádio CBN 90,5 MHz
Anexos
Informações
Título
Eleições no rádio: Campanha Presidencial 2010 – Rádio CBN 90,5 MHz
Autor(es)
Paulo de Barros Ribeiro
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
30/08/2013
Resumo (EN)
The dissertation has the objective to identify the sound metaphors, predominant at the Journal of CBN, and from the politic context, to verify the impact of the electoral legislation in the program and the marks of manipulation, eventually, presents in the News, in the presentation and in the commentaries of the analysts. The corpus of this work is composed by the coverage of the last week of the second round of presidential elections in 2010 done by the Journal of CBN, presented, on that time, by Heródoto Barbeiro (from Monday to Friday, from 6 a.m. to 9:30 a.m.). The period of analysis dates from October, 25th to 30th, 2010. It is a qualitative study, which is based in the methodology of the Analysis of the Content.
Resumo
A dissertação tem como objetivo identificar as metáforas sonoras predominantes no “Jornal da CBN”, e, com base no contexto político, verificar o impacto da legislação eleitoral no programa e as marcas de manipulação eventualmente presentes nas notícias, na apresentação e nos comentários dos analistas. O corpus deste trabalho é composto pela cobertura da última semana do segundo turno da eleição presidencial 2010 feita pelo “Jornal da CBN”, apresentado, na época, por Heródoto Barbeiro (de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 9h30). O período de análise compreende os dias 25 a 30 de outubro de 2010. Trata-se de estudo qualitativo que tem como base a metodologia de análise de conteúdo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação, Radiojornalismo, Rádio, Edição, Manipulação, Eleição Presidencial
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto