ELA, PROTAGONISTA: uma análise dos discursos femininos no teatro brasileiro contemporâneo
Documento
Informações
Título
ELA, PROTAGONISTA: uma análise dos discursos femininos no teatro brasileiro contemporâneo
Título (EN)
SHE, PROTAGONIST: an analysis of female discourses in contemporary Brazilian theater
Autor(es)
Paula Garcia
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
14/12/2022
Resumo (EN)
It is known that gender inequality is a long lasting discussion that, unfortunately,
remains in our country until nowadays. As our culture is inherited from patriarchal
relationships, it is important to ask: how does the production of feminist theater
collectives contribute to the communicational process of combating gender inequalities
in Brazil? In this study, the dramatic text is considered as an artistic manifestation
capable of interacting and disturbing audiences that attend varied venues,
neighborhood theaters or outdoor stages. This project aims to analyze the narratives
of amateur theatrical text written by feminist collectives to understand how they express
themselves, which voices appear to show their pains and anxieties. The corpus
consists of five texts, one from each geographic region of Brazil: “Arremate de Teatro”
(Northeast region), “(Em) Companhia de Mulheres” (South region), “Frente Feminina”
(Central-West region), “Mulheres Marajoaras em Cena” (North region) and artistic
network “M.O.T.I.M - Mulheres Organizadas por um Teatro em Infinito Movimento”
(Southeast region). Starting from the hypothesis that these texts, written by women,
for all kind of audiences, constitute a space of speech and identification, we confirm,
based on theoretical studies about theater, speech analysis and feminist movement,
that the studied texts are strong forms of catharsis, sensitization and resistance to the
domestication and to the oppression that women are still being submitted.
Resumo
Sabemos que a desigualdade de gênero é uma velha discussão que perdura até os
dias atuais no nosso país. Uma vez que nossa cultura é herdeira de relações
patriarcais, perguntamos: como a produção dos coletivos teatrais feministas contribui
para o processo comunicacional de combate às desigualdades de gênero no Brasil?
Consideramos, então, o texto dramático como uma manifestação artística capaz de
interagir e inquietar as plateias que comparecem nas mais variadas casas de
espetáculos, teatros de bairro ou palcos ao ar livre. Esta dissertação analisa as
narrativas do texto teatral amador escrito por coletivos feministas para entender como
se expressam, quais vozes comparecem suas dores e anseios. O corpus compõe-se
de cinco textos, um de cada região geográfica do Brasil: “Arremate de Teatro” (região
Nordeste), “(Em) Companhia de Mulheres” (região Sul), “Frente Feminina” (região
Centro-Oeste), “Mulheres Marajoaras em Cena” (região Norte) e rede artística
“M.O.T.I.M - Mulheres Organizadas por um Teatro em Infinito Movimento” (região
Sudeste). Partindo da hipótese de que esses textos escritos por mulheres, para todos,
se constituem como um espaço de fala e identificação, confirmamos, a partir dos
suportes teóricos sobre teatro, análise do discurso e movimento feminista, que os
textos analisados se apresentam como formas igualmente potentes de catarse,
sensibilização e resistência à domesticação e à opressão a que as mulheres ainda
são submetidas.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação. Cultura midiática. Coletivos de teatro feminista. Discurso.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Narrativas da memória: representações, identidades e culturas
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES/PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto