Do Corpo Sensível ao Território Inteligível no Filme “Cidade de Deus”
Anexos
Informações
Título
Do Corpo Sensível ao Território Inteligível no Filme “Cidade de Deus”
Autor(es)
Adriano Miranda Vasconcellos de Jesus
Orientador(es)
Geraldo Carlos Nascimento
Data de Defesa
28/08/2008
Resumo
A comunicação tem como premissa o interesse pela circulação das mensagens no interior de grupos ou parceiros de uma interação. A perspectiva dos estudos da enunciação e a atividade discursiva ultrapassam a circulação e buscam a compreensão do modo como situam o enunciatário (receptor) e o enunciador (emissor) diante dos discursos para construir as suas significações. O filme “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, tem como tema a deformação de um espaço urbano por causa de processos de circulação de pessoas e atividades. Os estudos acerca da enunciação cinematográfica nos indicam o processo discursivo desde a experiência sensível até o inteligível. O objetivoprincipal é estabelecer o espaço fílmico como um ponto de convergência entre a arquitetura e o cinema, propondo uma pesquisa sobre a percepção da favela como espaço fílmico tendo como percurso o corpo, a arquitetura, o urbanismo e, por fim, o território, relacionando-os com as articulações que formam o sentido. Assim, compreendemos melhor a conflituosa relação do homem contemporâneo com os espaços sociais por meio das representações cinematográficas.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cinema, Arquitetura, Espaço Fílmico
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto