Divulgação científica: do meio acadêmico para internet e televisão. Análise de notícias sobre pesquisas de células-tronco embrionárias produzidas na USP
Anexos
Informações
Título
Divulgação científica: do meio acadêmico para internet e televisão. Análise de notícias sobre pesquisas de células-tronco embrionárias produzidas na USP
Autor(es)
Ivanir Ferreira de Souza Lopes
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
20/05/2011
Resumo (EN)
Considering the University of São Paulo as a source of scientific information for the Brazilian media, the purpose of this study is to know how the transposition of the Scientific Dissemination from papers into internet and television articles happens, media that contribute to diffusion of scientific knowledge. Thus, some articles on researches with embryonic stem cell, developed by USP and that were published simultaneously in scientific articles, internet websites and television news, were taken as subject of study. The scientific divulgence articles have been analyzed under the materiality theory, study of no-hermeneutic field that was systematized by the German philosopher Hans Gumbrecht who, as well as Mcluhan and Derrick of Kerckhove, dealt with the relationship of the impact of communication means in the perception of the message. The intent is to think the scientific divulgence according to the material perspective of the mean, focusing on the material supports of each media: diagramming, title, lines, typefaces, column, link, hypertext, paragraphs, images, sounds, interactivity, synergism, graphs, screen, animation effects, paper, among others. This brief reflection on the influence of the materiality of media in producing the message has showed that, except for some criticism, the article as well as the internet and television have fulfilled an important social function of mediation between the science produced in the laboratories and the general public. Each one, according to its characteristics, has helped to spread the discussion of the knowledge developed through the scientific research. What varied was the way the content is presented, the levei of depth of the subject and the profile of the public that was intended to achieve.
Resumo
Considerando a Universidade de São Paulo como fonte de informação científica para os veículos de comunicação brasileiros, a proposta desse trabalho é buscar conhecimento sobre como acontece a transposição da divulgação científica do artigo científico para a internet e a televisão, meios que contribuem para difusão do conhecimento científico. Para tanto, foram tomadas como objetos de estudo matérias sobre pesquisas com células-tronco embrionárias desenvolvidas pela USP e que foram divulgadas simultaneamente em artigo científico, sites da internet e telejornais. As matérias de divulgação científica foram analisadas sob a óptica da teoria da materialidade, estudo do campo não hermenêutico, sistematizado pelo filósofo alemão Hans Gumbrecht que, assim como McLuhan e Derrick de Kerckhove, tratou sobre a relação do impacto dos meios de comunicação na percepção da mensagem. A proposta é pensar a divulgação científica dentro da perspectiva material do meio, com enfoque nos suportes materiais de cada mídia: diagramação, título, fios, fontes, coluna, link, hipertexto, parágrafos, imagens, sons, interatividade, acoplagem, gráficos, tela, efeitos de animação, papel, entre outros. Essa breve reflexão sobre a influência da materialidade dos meios na produção da mensagem mostrou que, com algumas críticas, tanto o artigo, como a internet e a televisão cumpriram importante função social de mediação entre a ciência produzida nos laboratórios e o público em geral. Cada uma, à sua maneira, contribuiu para difundir a discussão do conhecimento desenvolvido por meio da pesquisa científica. O que variou foi a forma de apresentação do conteúdo, o nível de aprofundamento do assunto e o perfil do público que se buscou atingir.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Divulgação Científica, Materialidade das Mídias, Comunicação
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto