Configurações Hipermidiáticas do Ambiente Instrucional: Um Estudo da Usabilidade de Linguagens na Interface
Anexos
Informações
Título
Configurações Hipermidiáticas do Ambiente Instrucional: Um Estudo da Usabilidade de Linguagens na Interface
Autor(es)
Marco Antonio de Moraes Ocke
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
16/04/2010
Resumo (EN)
This work's theme is based on the relations of the variables that build up the hypermedia from the idea of languages convergence presented at the interfaces of the instructional ambient. The main objective is to demonstrate the way these languages are structured describing interconnections of other media that get together on a digital panei promoting several settings in the virtual ambient. The methodology of case study takes place on the analysis of an interface range on instructional ambient that materialize information and representation shown as languages isolated or associated and the research procedures are set on the design perspective that come to be the link of instruction, interface and hypermedia. As a result, this work presents resources and exploitation possibilities of hypermedia settings within instruction on the virtual ambient. Theoretical references count on McLuhan's considerations from the viewpoint of the media evolution; topics related to the liquid way of living of current societies featured by Zigmund Bauman and the connections between real and virtual expressed by Pierre Levy and enhanced by Steven Jonhson on the approach towards interfaces as part of the senses system on new generations; and the conclusions of Lucia Santaella regarding the languages on digital channels that assemble the hypermedia scenario.
Resumo
A temática deste trabalho baseia-se nas relações das variáveis que compõem a hipermídia a partir da convergência de linguagens presentes nas interfaces de ambientes instrucionais. O objetivo é demonstrar como se estruturam estas linguagens, remontando interconexões de meios que passam a se acoplar no suporte digital promovendo variadas formas de configurações nestes ambientes. O método de estudo de caso ocorre a partir do recorte de uma série de interfaces de ambientes instrucionais que materializam informações e representações dispostas em linguagens isoladas ou associadas e o procedimento de pesquisa se estrutura sob a perspectiva do design, elemento conceitual comum entre instrução, interface e hipermídia. Como resultado, o trabalho apresenta recursos e possibilidades exploratórias das configurações de hipermídia, intrínsecas à instrução em ambientes virtuais. As referências teóricas baseiam-se nas considerações de McLuhan sobre os processos evolutivos dos meios de comunicação; questões relativas ao formato líquido da sociedade pós-moderna caracterizada por Zigmund Bauman e as conexões entre a realidade e a virtualidade, resultantes desta liquidez social, expressas por Pierre Lévy e reafirmadas por Steven Jonhson no tratamento das interfaces como parte do sistema sensorial das gerações correntes; e as conclusões de Lúcia Santaella referentes às linguagens presentes em suportes digitais que formatam o cenário da hipermídia.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Ambiente Instrucional, Interface, Hipermídia, Linguagens
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto