Compondo estilos: a música, a mídia e a diversidade musical no Brasil
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Informações
Título
Compondo estilos: a música, a mídia e a diversidade musical no Brasil
Autor(es)
Ivaldo Luiz Moreira
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
28/08/2014
Resumo (EN)
This research looks at how the musical diversity in Brazil is subject to the media conglomerates influence which, defending their own agenda, exert a key role for the homogeneity and massification by arbitrarily promoting an specific tune or artist over the remaining diversity of the entire musical production in the country, and in effect diminishing the Brazilian culture. The research draws upon the original concept of cultural hegemony by Antonio Gramsci (1978), and his dialectics conception of the world, where the contradiction, the conflict and the war of position – marked by the antagonism – which must be the active motto for the subject to generate movement towards the social, political and economical change, contrary to the simplistic reduction of the political thinking, the philosophy or the ideology. This theoretical contribution from Gramsci matches with the diversity concept from Brant (2005), which sees the miscegenator ingredient and the exchange and coexistence power of cultures, and also the concept of “cultural industry” from Theodor Adorno and Horkheimer (1985) whom alert to the repeating patterns with intend to form a shared aesthetics or perception oriented to the consumerism. Hence, the objective of this research is to amplify the debate about the Brazilian musical production, the artist, the media companies and its vehicles, starting from its media: television, digital platforms and mobile devices, with emphasis in the radio media, by its pioneering role to advertise and promote music. The research had a qualitative approach and also tried to understand the questions related to the copyright as part of the condition of the Brazilian musician. It was possible to obtain a deeper, objective and diversified reflection about the topic by interviewing active professionals in the cultural and media market, expanded with other qualitative, bibliographical and news sources. At the end of the research, it was noticed that musicians, producers, managers and institutions alike are pay attention to the new demands from the cultural musical market, fostered by the technological advancements and globalization. The conclusion is that the stakeholders have a slightly diffused comprehension in respect to the need of changes in the copyright collection and distribution systems, and in relation to the utilization of the new media and technology spaces; even though, it is still needed to strengthen the democratic thinking and foster functional strategies able to transform in action the whole cultural and musical potential.
Resumo
Esta pesquisa parte do pressuposto de que a diversidade musical no Brasil está submetida ao poder da mídia que, municiada de interesses próprios, exerce papel de responsabilidade por hegemonia e massificação, ao divulgar e promover arbitrariamente uma determinada música ou um artista, em prejuízo da diversidade subjacente à cadeia produtiva musical do país, reduzindo a cultura brasileira. Para tratar do assunto, partiu-se do conceito de hegemonia cultural em Antonio Gramsci (1978) e da sua concepção dialética de mundo em que a contradição, o conflito e o choque das posições - marcadas pelo antagonismo – que devem ser o motor ativo do sujeito para gerar movimento na direção das mudanças sociais, políticas e econômicas, contrário à simples redução do pensamento político, à filosofia ou à ideologia. Essa contribuição teórica de Gramsci compatibiliza-se com o conceito de diversidade cultural em Brant (2005), que valoriza o ingrediente miscigenador e a capacidade de troca e convivência de culturas, e também com o conceito de “indústria cultural” de Theodor Adorno e Horkheimer (1985), que alertam para os padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. Portanto, o objetivo desta pesquisa é o de ampliar o debate que envolve as questões sobre a produção musical brasileira, o músico, a mídia e os seus veículos, a partir dos meios: televisão, plataformas digitais e dispositivos móveis, com ênfase no meio rádio, pelo seu papel pioneiro de destaque na divulgação e promoção da música. A investigação teve uma abordagem de caráter qualitativo e também buscou entender questões relacionadas aos direitos autorais numa análise parcial da condição do músico brasileiro. Por meio de entrevistas de profissionais atuantes no mercado cultural e midiático, somadas a outras fontes qualitativas, bibliográficas e noticiosas, foi possível obter uma reflexão mais densa, objetiva e diversificada sobre o tema. No fim do estudo, verificou-se que tanto músicos quanto produtores, empresários e instituições estão atentos às novas demandas e exigências do mercado cultural musical, impulsionados pelos avanços tecnológicos e de globalização. Concluiu-se que há por parte dos atores envolvidos uma compreensão mais difusa em relação à necessidade de mudanças nos sistemas de arrecadação e distribuição dos direitos autorais, e em relação à utilização do espaço existente nas novas mídias e tecnologias; contudo, ainda é preciso fortalecer o pensamento democrático de modo a fomentar estratégias funcionais que transformem em ação todo esse potencial cultural e artístico.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mídia, Música, Direitos, Diversidade, Rádio
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto