“Coisa mais Linda” e o Debate do Feminismo de Mercado na Era do Streaming
Documento
Informações
Título
“Coisa mais Linda” e o Debate do Feminismo de Mercado na Era do Streaming
Título (EN)
"Girls From Ipanema" and the Market Feminism debate in the Streaming era
Autor(es)
Lara Karoline Souza de Aquino
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
18/12/2024
Resumo (EN)
The “Feminist Spring” has elevated women to the status of political subjects (Barreto Januário; Veloso, 2017), who consume according to the logic of appropriating goods as genuine forms of integration and differentiation in society (Canclini, 1995). After all, citizenship is associated with cultural and social practices linked to a sense of belonging, social distinction, and recognition as a subject (Bourdieu, 2007; Marshall, 1967). As political subjects with their own purchasing and consumption power, women began to exercise their citizenship, and the market identified this as a new avenue for communication (Barreto
Januário, 2022). Conversely, the consumer public started demanding spaces for representation in media and products that address their concerns. Industry and consumers have found new points of convergence, as brands began to adopt the agendas and flags of social movements to encourage “social activism” in consumer practices. However, this often deflates discourses aimed solely at financial returns (Barreto Januário, 2022), turning activism into a commodity. Given the above, we aim to understand how streaming platforms have taken advantage of these practices, focusing on the series Coisa Mais Linda (2019– 2020), which, through the life of Malu (Maria Casadevall), explores the rise of bossa nova and aspects of female empowerment in Rio de Janeiro. This proposal adopts a qualitative approach, anchored in Casetti and Chio's (2009) content analysis framework for TV, to examine the concepts and phenomena surrounding the research object. To this end, we will draw on supporting bibliographies such as D'Andréa (2020), Gillespie (2018), and Poell, Nieborg, and Van Dijck (2020) to analyze the logics of streaming as a digital platform, and Miguel and Biroli (2013), Canclini (1995), and Barreto Januário (2022) to outline the new contours of contemporary feminist agendas. As a result, we highlight the individual perspectives that shape the issues addressed by the characters in the series regarding feminine-related challenges, the lack of mobilization against racism in the plot, and the absence of broader feminist action on the topics raised within the narrative context.
Resumo
A “Primavera Feminista” elevou as mulheres ao status de sujeito político (Barreto Januário; Veloso, 2017) que consomem segundo a lógica da apropriação de bens como formas genuínas de integração e diferenciação em sociedade (Canclini, 1995). Afinal, a cidadania está associada a práticas culturais e sociais ligadas ao sentimento de pertencimento, distinção social e o reconhecimento enquanto sujeito (Bourdieu, 2007; Marshall, 1967). Enquanto sujeito político, com poder de compra e consumo próprios, as mulheres passaram a exercer sua cidadania, e o mercado enxergou nisso novas formas de se comunicar (Barreto Januário, 2022). Do outro lado, o público consumidor reivindica espaços de representação na mídia e produtos voltados para seus anseios. Indústria e consumidores encontraram novos pontos de partida nos quais marcas passaram a usar de pautas e bandeiras de movimentos sociais para encorajar o “ativismo social” nas práticas de consumo que, por vezes, esvaziam os discursos visando apenas ao retorno financeiro (Barreto Januário, 2022), transformando ativismo em commodity. Dado o exposto, pretende se entender como as plataformas de streaming usufruíram dessas práticas, tendo como objeto de estudo a série Coisa Mais Linda (2019-2020), que, por meio da vida de Malu (Maria Casadevall), perpassa a crescente da bossa nova e as vertentes do empoderamento feminino carioca. Esta proposta possui uma abordagem qualitativa, ancorada na análise de conteúdo para TV de Casetti e Chio (2009) para entender os conceitos e fenômenos que envolvem o objeto pesquisado. Para tal, usaremos como bibliografias de apoio no desenvolvimento da pesquisa autores como D’Andréa (2020), Gillespie (2018), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020) para entender as lógicas do streaming enquanto plataforma digital, Miguel e Biroli (2013), Canclini (1995) e Barreto Januário (2022) para traçar novos contornos das pautas feministas atuais. Como resultados, destacamos as perspectivas individuais que comandam os questionamentos das personagens da série em lidar com as problemáticas relativas ao feminino enfrentadas por elas, a não mobilização contra o racismo na série e a não mobilização feminista nas pautas acionadas no contexto da trama.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação e Cultura; Plataformas Digitais; Ficção Seriada; Representação Feminina; Consumo de Ativismo.
Publicado em
AQUINO, L. K. S. de; FERNANDES, C. M. (Orientadora) “Coisa mais Linda” e o Debate do Feminismo de Mercado na Era do Streaming. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura e memória
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES/PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto