Ciência & Comunicação – A divulgação científica nas revistas não acadêmicas
Anexos
Informações
Título
Ciência & Comunicação - A divulgação científica nas revistas não acadêmicas
Autor(es)
André Luiz da Paz
Orientador(es)
Geraldo Carlos do Nascimento
Data de Defesa
30/06/2010
Resumo (EN)
Science communication magazines – Galileu, Scientific American Brasil and Superinteressante – published between January and December 2008 were analyzed aiming to verify how this media employs text, images, graphics, infographics and layouts, since these languages are responsible for the scientific production understanding and have a relevant role in the information dissemination. These magazines present an approach bringing subjects that otherwise would be restricted to scientists, building then a bridge between the scientific knowledge produced in the academy and the society. Methodological models were developed for the study considering four basic vectors – science, curiosity, religion and advertisement – present in each edition. The result of the analysis presents the media behavior of the magazines, their way of seeing, interpreting and disclosing what they understand as science and, on the other side, the contribution of each one to the society by stimulating education and encouraging a new generation of scientists, then assuring in a long term the survival of the scientific activity.
Resumo
O presente trabalho analisou as revistas de divulgação científica (não acadêmicas) ‘Galileu’, ‘Scientific American Brasil’ e ‘Super Interessante’, editadas entre os meses de janeiro a dezembro de 2008, com o propósito de verificar como este tipo de mídia impressa utiliza-se de textos, imagens, gráficos, infográficos e layouts, uma vez que estas linguagens são responsáveis pelo entendimento da produção científica e assumem relevante papel na divulgação de informações, trazendo a público assuntos que muitas vezes seriam conhecidos apenas por cientistas, fazendo assim uma ponte entre o conhecimento científico produzido nas universidades e os cidadãos. Para o desenvolvimento da investigação, foram criados modelos metodológicos a partir de quatro vetores básicos (as noções de ciência, de curiosidade, de religião e de publicidade), presentes em cada uma das edições. O resultado das análises, por um lado, visa mostrar o comportamento midiático das revistas, sua forma de ver, interpretar e divulgar aquilo que entendem por ciência e, por outro lado, a contribuição que cada uma delas presta à sociedade estimulando a educação e a formação de novas gerações de pesquisadores, o que acabaria garantindo a longo prazo a sobrevivência da atividade científica.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Revista, Divulgação Científica, Mídia, Linguagem
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto