Centros Educacionais Unificados: os gritos e os silêncios comunicantes nas periferias de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Centros Educacionais Unificados: os gritos e os silêncios comunicantes nas periferias de São Paulo
Autor(es)
Cristiane Hyppolito
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
11/08/2015
Resumo (EN)
In this study, we have investigated the context of cultural activities taking place in the CEUs (Centros Educacionais Unificados), in the city São Paulo, observing their centers of production and their mediation and media coverage processes in order to understand the links of these products with local culture. Aiming at a broad and critic understanding of the subject, we tried to cover different discourses constructed about CEUs. Thus, we analyze the institutional website of the Secretaria Municipal de Educação, Folha de São Paulo's website and Programa Interligados, a WEB TV program produced by a collective of young people from São Mateus region. The study reflects on the circulation of new ideas, media representations and discourse from the perspective of contemporary public sphere. The results point to an absence in mainstream media of representations of CEUs as spaces for the promotion of citizenship and dissemination of cultural productions from the periphery. However, we realize the social actors of the communities fight for the possibility to influence public opinion in parallel with the mainstream media and thus to insert and recognize themselves in the cultural everyday life of society.
Resumo
No presente trabalho, investigamos o contexto das atividades culturais que ocorrem nos CEUs (Centros Educacionais Unificados), observando seus núcleos produtores e os processos de mediação e midiatização, a fim de compreender os vínculos desses produtos com a cultura local. Visando a uma compreensão ampla e crítica do tema, tentamos abarcar diferentes discursos construídos acerca dos CEUs. Assim, analisamos o site institucional da Secretaria Municipal de Educação, o site do jornal “Folha de S. Paulo” e o Projeto Interligados, programa para WEB TV, produzido por um coletivo de jovens da região de São Mateus. O estudo reflete sobre a circulação de novas ideias, as representações midiáticas e o discurso na perspectiva da esfera pública contemporânea. Os resultados apontam para uma ausência na mídia hegemônica de representações dos CEUs como espaços destinados à promoção da cidadania e à difusão das produções culturais da periferia. Porém, percebemos que os atores sociais das comunidades lutam pela possibilidade de influir sobre a opinião pública paralelamente à grande imprensa e, assim, se inserirem e se reconhecerem no cotidiano cultural da sociedade.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Centro Educacional Unificado, Comunicação Comunitária, Periferia, Cultura Local
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: Identidades, Representações e Configurações do Público e do Privado no Discurso Midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto