Campari – “só ele é assim”: Efeitos das Configurações de Linguagens
Anexos
Informações
Título
Campari - "só ele é assim": Efeitos das Configurações de Linguagens
Autor(es)
Yara Therezinha de Almeida Lozano Buozo
Orientador(es)
Eduardo Peñuela Cañizal
Data de Defesa
31/08/2010
Resumo (EN)
LOZANO BUOZO, Yara Therezinha de Almeida. Campari – “Só ele é assim”:
The effects of the language settings. Dissertation (Master in Communication) –
Universidade Paulista, 2010.
The critical interpretation of a text advertisement cannot fall in the limits of a naive reading of the languages that are integrated in this construct. This dissertation aims at studying, from a language sciences viewpoint, the images of a text advertisement in order to figure out the rhetorical processes evidenced through a systematic interpretation. Identifying the codes which are expressed in the texts chosen is vitally necessary; then, it is also really essential to carefully go through the meanings provided by such configuration based on a hierarchy of the components of language used which will be proposed by us. From this perspective, our purpose verges on the approach of some corpora built by an advertisement for the drink CAMPARI. The criterion for such choice is its grounding on strong sex appeal as well as the high level of segmentation of Caras magazine. For this purpose, we will make use of the methodological procedures for the qualitative analysis according to the presuppositions of Meriam (2002). From the theoretical perspective, we will use some conceptual reference recently legitimated by poetic argumentation and by models for visual metaphor models created on it, and study the expressive semantic settings of this text advertisement, and the effects of the meaning it conveys. We intend, thus, to explore the field of rhetorical settings and, then, turn our interpretation to the resetting that languages and the media supports overdetermine in cultural products of our time.
Resumo
A interpretação crítica de um texto de propaganda não pode ficar nos limites de uma leitura ingênua das linguagens que nesse construto se integram. Esta dissertação tem como objetivo estudar, do ponto de vista das ciências da linguagem, as imagens de um texto de propaganda, a fim de descobrir os processos retóricos evidenciados, realizando uma interpretação sistemática. Será indispensável identificar códigos que se manifestam nos textos objeto de estudo escolhidos e, depois, com base na hierarquia que faremos de componentes das linguagens aí articulados, navegar cuidadosamente no rumo dos sentidos que tal configuração produz. Dessa perspectiva, nosso propósito se delimita na abordagem de alguns corpora constituídos por anúncios de propaganda dedicados à bebida CAMPARI, principalmente o que aparece na figura 1 deste trabalho. O critério de escolha fundamenta-se no forte apelo sexual e também no alto grau de segmentação da revista Caras. Para essa finalidade, utilizamos procedimentos metodológicos da análise qualitativa seguindo os pressupostos de Meriam (2002). Da perspectiva teórica, utilizamos referências conceituais legitimadas ultimamente pela poética argumentativa e pelos modelos de metáfora visual nela criados, estudando as configurações expressivo-semânticas desse texto de propaganda e os efeitos de sentido que elas produzem. Exploraramos o domínio das configurações retóricas e, por conseguinte, enveredaramos nossa interpretação para a reconfiguração que as linguagens e os suportes midiáticos sobredeterminam em produtos culturais de nosso tempo.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Heterogeneidade/Sincretismo, Imagem Visual, Configurações de Linguagem, Propaganda
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto