As mídias sociais digitais e as práticas de sustentabilidade na moda: do it yourself e upcyling no site ps, i made e no aplicativo snapguide
Anexos
Informações
Título
As mídias sociais digitais e as práticas de sustentabilidade na moda: do it yourself e upcyling no site ps, i made e no aplicativo snapguide
Autor(es)
Monayna Gonçalves Pinheiro
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
21/06/2017
Resumo (EN)
The textile industry is one of the most polluting industries in the world. Its cost is one of the most polluting in the world, and its products have a high environmental impact. So fashion has always been guided by trends: in color, in fabrics, in patterns, and even attitudes, manners and lifestyle. All trends have a very short shelf life and are renewed with each collection, imposing the pattern of programmed obsolescence, in which the fashion product ends up being discarded prematurely. The "fastfashion" system, adopted mainly by large magazines, provides clothes following fashion trends, with an increasingly accessible value, produced more quickly and in increasing quantity. Faced with this, addressing the issue of sustainability in fashion is a great challenge. This dissertation aims to discuss how social networks can assist in the practice of sustainable attitudes in fashion as the customization and personalization of the pieces through the dissemination of do-it-yourself (DIY) tutorials using Ps: I made This by Erica Mendes and the digital social network SnapGuide to publicize and foster these practices. It is a research that uses the strategy of study and monitoring of cases present in this network.
Resumo
A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes no mundo. A confecção de seus produtos tem um alto impacto ambiental e social. A moda sempre se apresentou guiada por tendências: seja em cores, nos tecidos, formas, estampas e até atitudes, modos e estilo de vida. Todas as tendências têm uma vida útil muito curta e se renovam a cada coleção, impondo o padrão da obsolescência programada, na qual o produto de moda acaba sendo descartado de maneira prematura. O sistema do “fastfashion” (moda rápida), adotado principalmente pelos grandes magazines, disponibiliza roupas seguindo as tendências de moda, com um valor cada vez mais acessível, produzidas de maneira mais rápida e em quantidade cada vez maior. Diante desse quadro, abranger a questão da sustentabilidade na moda é um grande desafio. Esta dissertação tem por objetivo discutir como as redes sociais podem auxiliar na prática de atitudes sustentáveis na moda como a customização e personalização das peças por meio da divulgação de tutoriais ao estilo “faça-você-mesmo”(DIY), utilizando site Ps: I made this, de Erica Mendes e a rede social digital SnapGuide para divulgar e fomentar estas práticas. Trata-se de uma pesquisa que utiliza a estratégia de estudo e monitoramento de casos presentes nesta rede.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
DIY, Faça-você-mesmo, Upcycling, Moda, Redes Sociais Digitais
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, Comunicação e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto