Arqueologia da selfie: análise da tecnoimagem em ambientes comunicacionais contemporâneos
Anexos
Informações
Título
Arqueologia da selfie: análise da tecnoimagem em ambientes comunicacionais contemporâneos
Autor(es)
Carolina Lara Kallas
Orientador(es)
Mauricio Ribeiro da Silva
Data de Defesa
20/06/2017
Resumo (EN)
This research aims to analyze the exacerbated production of self-referential images in the contemporary communicational scenario, presented as the selfies phenomenon. We attempt to answer the following question: what is hidden behind this phenomenon, and what the appropriated archaic elements for it are. The objective is to analyze the centrality of the new apparatuses of communication and understand their interference within the culture as regards the construction of links. The hypothesis points to an inversion in the way we relate and build the images in the post-modern society. It is believed that, what remains in the self-referential images is the appearance and not the sense. As well as the supremacy of the technique. The derived hypotheses start from the premise that the unbridled propagation of the images of itself in the present time, registers an absence of presence which brings with it the anesthetization of the body through the exacerbation of the visual sense in the ambience of the exhibition, making the Axis Mundi operative in the cultural construction of postmodernity centered on technological devices. For this purpose, we carry out a prospective method of analysis, selection of news about the phenomenon, classification and analysis of the phenomena in order to relate them to a theoretical framework that is supported by Edgar Morin's Theory of Complexity and the Theory of Image, and seek support in the anthropology of the image developed by Hans Belting. From the theoretical framework, we take the concept of simulacrum developed by Jean Baudrillard, the concept of iconomania by Günter Andres; The study of Christoph Wulf's mimesis, and the theories about the black box and Vilém Flusser's concept of employee. This theoretical framework was chosen to encompass the complexity of Norval Baitello's concept of Iconophagy and its relation to the lack of otherness in post-industrial society.
Resumo
Essa pesquisa objetiva analisar a produção exacerbada de imagens autorreferencias no cenário comunicacional contemporâneo, apresentada pelo fenômeno das selfies. Procura-se responder à seguinte questão: “O que se esconde nesse fenômeno e quais são os elementos arcaicos apropriados por ele”. Tenciona-se analisar a centralidade dos novos aparatos da comunicação e entender suas interferências dentro da cultura no que se refere à construção de vínculos. A hipótese aponta para uma inversão na forma com que nos relacionamos e construímos as imagens na sociedade pós-moderna. Acredita-se que aquilo que permanece nas imagens autorreferenciais é a aparência e não o sentido, assim como a supremacia da técnica. As hipóteses derivadas partem da premissa de que a propagação desenfreada das imagens de si mesmo na atualidade registram uma ausência de presença, que traz consigo o anestesiamento do corpo por meio da exacerbação do sentido visual na ambiência da exposição, fazendo com que o Axis Mundi operante na construção cultural da pós-modernidade tenha como centro os aparatos tecnológicos. Para tanto, realiza-se o prospectivo método de análise, seleção de notícias a respeito do fenômeno, classificação e exame das mesmas, a fim de relacioná-las a um referencial teórico que tem como suporte a Teoria da Complexidade de Edgar Morin, que se baseia em uma teia de relações entre as Teorias da Comunicação e as Teorias da Imagem que buscam suporte na antropologia da imagem desenvolvida por Hans Belting. A partir do referencial teórico, nos apropriamos do conceito de simulacro desenvolvido por Jean Baudrillard; o conceito de iconomania de Günter Andres; o estudo da mimese de Christoph Wulf; as teorias sobre a caixa preta e o conceito de funcionário de Vilém Flusser. Esse arcabouço teórico foi escolhido para abarcar a complexidade do conceito de Iconofagia de Norval Baitello e suas relações com a falta da alteridade na sociedade pós-industrial.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Selfie, Teoria da Imagem, Autorreferência
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto