All You Need Is Love: o processo de formação de uma banda ghost
Anexos
Informações
Título
All You Need Is Love: o processo de formação de uma banda ghost
Autor(es)
Bruno Maia de Alencar
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
27/05/2015
Resumo (EN)
ALL YOU NEED IS LOVE: THE PROCESS OF FORMATION OF A GHOST BAND The research aims to understand the mimetic strategies adopted by the band All You Need Is Love to revive The Beatles band, which had the peak of its success in the 60´s, evaluating the power to recreate an atmosphere and make a legion of fans dip into it, developing and exploring at their shows and virtual environments the construction of a band that acts as a perfect simulacrum of the original band and the interaction and relationship possibilities between the band and fans. In this study we adopted the hypothesis that the band All You Need Is Love, object of this study, is in fact a support for the image of The Beatles. In order to investigate this question, the first step consists itself in the band’s analysis and its mimetic strategies (Gerbauer e Wulf: 2004). In the step two the research will understand the simulacrum by Baudrillard (1991) and the image by Morin, Kamper, Flusser, Baitello Jr. and Contrera. A third chapter seeks to understand the relationship between the band and the community (BAUMAN: 2003) e (TODOROV: 1996), emphasizing the communicational bonds (CYRUNLIK: 1995), generated in this ambience. Guy Debord and Edgar Morin help us in regarding the society of the spectacle and how the cultural industry can take ownership of the aesthetic character of the community.
Resumo
A pesquisa visa compreender as estratégias miméticas adotadas pela banda All You Need Is Love para reviver a banda The Beatles, que teve o auge de seu sucesso na década de 1960, avaliando o poder de recriar uma atmosfera e fazer nela imergir uma legião de fãs, desenvolvendo e explorando em seus shows e em ambientes virtuais a construção de uma banda que atua como um simulacro perfeito da banda original e as possibilidades de interação e relacionamento entre a banda e os fãs. Adotou-se a hipótese que a banda All You Need Is Love, objeto desse estudo, é, na verdade, um suporte para a imagem da banda The Beatles. O primeiro passo da pesquisa consiste na análise da banda e suas estratégias miméticas (GERBAUER e WULF, 2004) . Em um segundo momento, entender o conceito de simulacro (BAUDRILLARD, 1991) e de imagem acerca do pensamento de Morin, Kamper, Flusser, Baitello Jr. e Contrera. Além de um terceiro capítulo que busca compreender a relação entre a banda e a comunidade (BAUMAN, 2003) e (TODOROV, 1996), com ênfase nas especificidades dos vínculos (CYRUNLIK, 1995) gerados nesse ambiente comunicacional. Guy Debord e Edgar Morin nos auxiliam no que tange a sociedade do espetáculo e a maneira como a indústria cultural pode apropriar-se do caráter estético da comunidade.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mimese, Simulacro, Comunidade, Beatles
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto