A vida do campo na TV: uma análise dos programas “Globo Rural” e “Jornal Terraviva”
Anexos
Informações
Título
A vida do campo na TV: uma análise dos programas “Globo Rural” e “Jornal Terraviva”
Autor(es)
Fernando Albino Leme
Orientador(es)
Fernanda Mauricio da Silva
Data de Defesa
31/03/2015
Resumo (EN)
The man from the country had always a role in economic history, social, political and cultural life of the country. Since the arrival of the Portuguese in Brazil , with the exploitation of the land, the farmer was largely responsible for the production of food. Initially production was for subsistence and then turned into a swap model and trade with other countries. The state action modified the agrarian structure and became a critical element in conflicts over land ownership. Agricultural policy was encouraged by the adoption of technological packages in addition to the incentives in credit relations in agriculture with price insurance mechanisms and production credit insurance. The increasing importance of crop and livestock production for the Brazilian economy has made communication groups in the country solve invest in specialized content aimed at farmers. Targeted television stations in agribusiness generate visibility to work in the field and help in the growth of this sector with a more specialized journalistic content. The TV has an important place in the cultural identities, unifying society by offering national references of everyday reality. The objective of this work was to study the life of the field in the specialized news programs in agribusiness to understand the hegemonic values produced and reproduced by specialized journalism in agribusiness. Who are these men as they appear and the field on the small screen? The corpus of this research comprises three news programs that address the rural sector. They are: Globo Rura , TV Globo (daily and weekly version) and Journal Terraviva (Terraviva Channel, the Bandeirantes Communication Group) . This choice is because the programs are targeted to specific audience of our analysis: the man who lives in the field, working with agricultural production.
Resumo
O homem do campo sempre teve uma importância na história econômica, social, política e cultural de um país. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, com a exploração da terra, o homem do campo foi o grande responsável pela produção de alimentos. Inicialmente, a produção era para subsistência, depois se transformou em moeda de troca e comércio de alimentos com outros países. A atuação do Estado modificou a estrutura agrária, que se tornou um elemento crítico nos conflitos em torno da propriedade da terra. A política agrícola foi estimulada pela adoção de investimentos tecnológicos, além dos incentivos nas relações de crédito na agricultura com mecanismos de seguro de preço e seguro do crédito à produção. A relevância cada vez maior da produção agrícola e pecuária para a economia brasileira fez com que grupos de comunicação no país resolvessem investir em conteúdo especializado voltado aos produtores rurais. Emissoras de televisão segmentadas em agronegócio geram visibilidade ao trabalho no campo e ajudam no crescimento desse setor com um conteúdo jornalístico mais especializado. A TV possui um lugar importante nas identidades culturais, unificando a sociedade ao oferecer referências nacionais da realidade cotidiana. O objetivo deste trabalho foi estudar a vida do campo nos telejornais especializados em agronegócio para compreendermos os valores hegemônicos produzidos e reproduzidos pelo jornalismo especializado em agronegócio. Quem são e como aparecem esses homens do campo na telinha? O corpus da pesquisa compreendeu três programas jornalísticos que tratam do setor rural: “Globo Rural” (da TV Globo - versão diária e semanal) e “Jornal Terraviva” (Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação). Esta escolha se deve ao fato dos programas serem segmentados ao público específico de nossa análise: o homem que vive no campo, que trabalha com a produção agropecuária.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Homem do Campo, Agricultura, Agronegócio, Jornalismo,Telejornalismo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto