A sincronicidade do corpo e sua imagem: a proliferação dos telões em eventos ao vivo
Anexos
Informações
Título
A sincronicidade do corpo e sua imagem: a proliferação dos telões em eventos ao vivo
Autor(es)
Tereza Carla Souza Pereira
Orientador(es)
Mauricio Ribeiro da Silva
Data de Defesa
15/06/2015
Resumo (EN)
This research aims to address the complex character involving the images displayed by screens, nowadays. If before they were aimed at expanding the vision, to enable remote viewing, in the contemporary context perceive other uses that supersede this conformation, allowing even that technology manifests itself not as capable of representing the body element distant, but rather "put" in place, replacing the body - from absent to sublimate. In this context, our goal was to analyze the body image while at live events in order to identify the symbolic aspects involved in the primary and tertiary media process as main factor the screens used in spaces where live events are performed live. The research was based on the use of screens, screens in situations where classically reigns establishing communication based on in-person relationships, trying to understand the implication of the technical element in the primary media and also in the environmental space. Our hypotheses consider the screen in some situations, shall figure in the events where there meeting people, as part of the scene and not as an apparatus of live events where technological devices, historically related to expansion of distance vision, they don’t appear as a media element, but as an agent of the scene itself. In this context, we set out to analyze the show Elvis Presley, Elvis Lives. The research was corpus news identified with the subject, published on news sites on the Internet, analyzing such events from the contributions of the Theory of Image (Norval Baitello Junior, Flusser, Dietmar Kamper and Mauricio Ribeiro da Silva), Theory of Media (Harry Pross, Ciro Marcondes Filho and Malena Segura Contrera).
Resumo
A presente pesquisa trata do caráter complexo que envolve as imagens transmitidas por telões, na contemporaneidade. Se antes tinham como objetivo a ampliação da visão, no sentido de possibilitar a visão a distância, no contexto da contemporaneidade percebemos outras formas de uso que suplantam esta conformação, possibilitando, inclusive, que a tecnologia se manifeste não como elemento capaz de representar o corpo distante, mas sim de se “colocar” em seu lugar, substituindo o corpo – de ausente a sublimado. Neste contexto, nosso objetivo foi analisar a imagem enquanto corpo em eventos ao vivo, buscando identificar os aspectos simbólicos envolvidos no processo de mídia primária e terciária, como fator principal os telões usados em espaços em que são realizados eventos presenciais, ao vivo. A pesquisa tomou como base o uso de telões e telas em situações em que, classicamente, impera o estabelecimento de comunicação baseada em relações presenciais, buscando compreender a implicação do elemento técnico na mídia primária e, também, no espaço do ambiente. Nossas hipóteses consideram que o telão, em algumas situações, passa a figura nos eventos em que há reunião de pessoas, como elemento da cena e não como um aparato de eventos ao vivo nos quais os aparelhos tecnológicos, historicamente relacionados à ampliação da visão a distância, colocam-se não mais como elemento midiático, mas sim como agente da própria cena. Neste contexto, estabelecemos para análise o show Elvis Presley, Elvis Lives. A pesquisa teve como corpus notícias identificadas com o tema, publicadas em sites de notícias na internet, analisando tais eventos a partir das contribuições da Teoria da Imagem (Norval Baitello Júnior, Vilém Flusser, Dietmar Kamper e Mauricio Ribeiro da Silva) e da Teoria da Mídia (Harry Pross, Ciro Marcondes Filho e Malena Segura Contrera).
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Telão, Imaginário Midiático, Imagem, Elvis Lives
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto