A romaria virtual de Nazaré
Anexos
Informações
Título
A romaria virtual de Nazaré
Autor(es)
Ariana Nascimento da Silva
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
30/05/2015
Resumo (EN)
The research aims to understand the relationship between communication and religion taking as reference the mediatization of “Círio de Nazaré”. The problem of the research concerns about which cultural changes of this traditional religious ritual (pilgrimage of “Círio de Nazaré”) suffers when incorporated by digital culture. It was adopted as hypothesis that the values of this traditional religious ritual change when they suffer the virtualization process. Migration to cyberspace does not imply the end of the concrete experience, but paradoxically, mediatization implies the emptying of meaning of communication links. The sense of belonging and participation is uncharacterized in the context of virtual participation. The objective is to analyze the traditional ritual of “Círio de Nazaré” and how this religious party is adapted to the virtual environment: the site Círio, the official Facebook page and applications for mobile devices - "Círio application" and "Kd a berlinda?" which were adopted as the research corpus. We go through two methodological phases to investigate the issue: the first phase of research was bibliographic and exploratory in order to understand the “Círio de Nazaré” and its mediatization process. The concepts of link, mediatization, intersection between media and religion, cyber-religion were based on Alves (2005), Figueiredo (2005), Baitello Jr. (2012), Contrera (2010), Puntel (2008) , Miklos (2000), among others. The second phase focused on the data collection on the site, Facebook and applications. With these features, the relevance of the research is justified by the contribution to the field of study of the intersections between Media and Religion from a necessarily tension point of view, more insightful and dense, within this thematic field.
Resumo
A pesquisa visa compreender as relações entre Comunicação e Religião, tendo como referencial a midiatização do Círio de Nazaré. O problema da pesquisa diz respeito às alterações culturais no ritual religioso tradicional (a romaria do Círio de Nazaré), quando incorporado à cultura digital. Adotou-se como hipótese que os valores do ritual religioso tradicional sofrem alterações quando colonizados pelo processo de virtualização. A migração para o ciberespaço não implica o fim da experiência presencial, mas paradoxalmente, a midiatização implica o esvaziamento de sentido dos vínculos comunicacionais. Os sentidos de pertencimento e participação da festa são descaracterizados no contexto da teleparticipação. O objetivo é analisar o ritual tradicional do Círio de Nazaré e como a festa religiosa é adaptada para o ambiente virtual: o site do Círio, a página oficial do Facebook e os aplicativos para dispositivos móveis – “Aplicativo do Círio” e “Kd a berlinda?” - que foram adotados como corpus da pesquisa. Para investigar a questão, foram percorridos dois momentos metodológicos: o primeiro passo, constituído de análise bibliográfica e exploratória, a fim de compreender o Círio de Nazaré e o processo de midiatização. Foram basilares os conceitos de vínculo, midiatização, interseção entre mídia e religião e ciber-religião, conforme o enfoque de Alves (2005), Figueiredo (2005), Baitello Jr. (2012), Contrera (2010), Puntel (2008) e Miklos (2012), entre outros. O segundo momento incidiu na coleta de dados do site, Facebook e aplicativos. Com essas características, a relevância da pesquisa justifica-se pela contribuição ao campo de estudo das interseções entre mídia e religião, a partir de um ponto de vista necessariamente tensional, mais criterioso e denso, dentro do ramo temático.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação e Religião, Ciber-religião, Midiatização, Ritual Religioso, Círio de Nazaré
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto