A Produção da Imagem na Política: Uma Análise do Vestuário de Marta Suplicy em Tempos de Midiatização
Anexos
Informações
Título
A Produção da Imagem na Política: Uma Análise do Vestuário de Marta Suplicy em Tempos de Midiatização
Autor(es)
Liliana Fusco Hemzo
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
22/02/2017
Resumo (EN)
The aim of this study was to identify analyze which role of clothing in the construction of the image of contemporary political character in times of amplified mediatization. The study shows the relation among clothing, image, politics and media, investigating how these phenomena interfere on each other;; understanding in which way the clothing of today’s political character’s clothing, frequently exposed to the collective eyes, can reflect on his political image, creating a personal style and if this cited and endorsed by the media. As methodology, the unit of analysis selected was Mrs. Marta Suplicy, a contemporary national political character, in four different moments of her political career in campaigns for the position of major in the city of São Paulo. The discussion also identified and included the role of other professionals involved in the creation of the image of contemporary political characters when clothing is concerned: designers, personal stylists and image consultants. Clothing is one of the non-verbal communication elements present in the formation of today’s politician’s image with the reinforcement of the aspect of mediatic spectacle of the contemporary politics, increasing the role of image consultants and personal stylists. On the other hand, the printed media endorses the importance of this element, as it included and discuss the clothing decisions of the candidates to political positions. In the case of Mrs. Marta Suplicy, although there has been a strong rupture of political positions over the analyzed period due to changes to different political parties, her style, both classic and executive, prevailed as a distinctive aspect of her image to the media.
Resumo
O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o papel do vestuário na construção da imagem do personagem político contemporâneo em tempos de midiatização ampliada. Para tanto, o estudo mostra a relação entre vestuário, imagem, política e mídia, investigando como estes fenômenos interferem um no outro; entendendo de que maneira o vestuário do personagem político atual, frequentemente exposto ao olhar coletivo, pode refletir em sua imagem pública, criando um estilo próprio e se este estilo é pautado e endossado pela mídia. Como metodologia, foi utilizada a personagem política contemporânea de relevância nacional, Marta Suplicy, em quatro momentos distintos de sua campanha para a prefeitura da cidade de São Paulo. Também foi identificada e discutida a função dos profissionais envolvidos na criação da imagem de personagens políticos contemporâneos com relação ao vestuário: estilistas, personal stylists e consultores de imagem. O vestuário é um dos elementos da comunicação não verbal presentes na formação da imagem dos políticos atuais com seu espectro reforçado pelo caráter de espetáculo midiático da política contemporânea, enfatizando o grande momento dos consultores de imagem e personal stylists. Por sua vez, a mídia impressa endossa a importância desse elemento, na medida em que pauta e comenta sobre o vestuário dos candidatos a cargos políticos. No caso de Marta Suplicy, ainda que, dentro do período analisado, tenha havido uma forte ruptura de paradigma e conjuntura política, advindo da drástica mudança de partido político, seu estilo clássico e executivo no modo de vestir prevaleceu como traço significativo sob o olhar da mídia.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Imagem, Políticos contemporâneos, Vestuário, Marta Suplicy, Midiatização ampliada, Personal stylists
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto