A Itália no cinema: cartões-postais e o imaginário do amor romântico
Anexos
Informações
Título
A Itália no cinema: cartões-postais e o imaginário do amor romântico
Autor(es)
Cesar Augusto Alencar de Oliveira
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
06/06/2016
Resumo (EN)
This study intends to reconstruct the imagery of Italy, since american cinematographic works (or works by American filmmakers) to analyze how Italy is explored in movies, from its particular traits, by the perspective of these directors: from its intense cultural life to the everyday life disorder; the imaginary locus where the romantic love can take place. Therefore, four feature films were selected from different periods and contrasting between themselves (Rome Adventure, Come September, To Rome With Love and Under the Tuscan Sun) which, nonetheless, have similarities and elements in common, in the way they present the romantic at the Eternal City and other regions of the country. In these works, the cities are explored as postcards from tourism catalogs, that sells the “passport to the loving realization”; the characters, as well as their attitudes, follow stereotyped patterns. Adding to that, in a complementary way, the role of incidental music and theme songs as elements of strong impact at the directors desired semantic. As main theoretical references, the concepts of performance (ZUMTHOR), the tourism as a symbolic element of realization of love and imaginary (MORIN) and the methods of filmic analysis (AUMONT), will form the basis of the analysis.
Resumo
Este estudo pretende reconstruir o imaginário da Itália com base em obras cinematográficas estadunidenses (ou por cineastas dessa nacionalidade), para analisar como a Itália é explorada pelo cinema a partir de seus traços particulares, sob a óptica dos diretores: da intensa vida cultural à desordem na vida cotidiana; o imaginário do locus no qual o amor romântico pode se realizar. Para tanto, foram selecionados quatro longas-metragens de épocas diferentes e contrastantes entre si (‘O Candelabro Italiano’, ‘Quando Setembro Vier’, ‘Para Roma com Amor’ e ‘Sob o Sol da Toscana’), que, no entanto, apresentam semelhanças e elementos em comum na forma de apresentar o romântico na Cidade Eterna e em outras regiões do país. Nestas obras, as cidades são exploradas como cartões-postais de catálogos de turismo que vendem o “passaporte para a realização amorosa”; os personagens, bem como suas atitudes, seguem padrões estereotipados. Some-se, de maneira complementar, o papel da música incidental e as canções-tema como elementos de forte impacto na semântica pretendida pelos diretores. Como principais referenciais teóricos, serviram de base para a análise os conceitos de performance (ZUMTHOR), o turismo como elemento simbólico de realização do amor e do imaginário (MORIN) e as formas de análise fílmica (AUMONT).
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cinema, Itália, Amor, Romântico
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto