A década de Shrek: imagem e imaginário na comunicação contemporânea
Anexos
Informações
Título
A década de Shrek: imagem e imaginário na comunicação contemporânea
Autor(es)
Ivan Fortunato
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
18/02/2011
Resumo (EN)
The first chapter introduces the theoretical framework of research and introduces the reader to the object of study: character Shrek. ln this chapter, the dialogue is dane by authors who discuss the cultural imaginary, especially in relation projectionidentification with media characters. ln this chapter we also introduce the concepts of media myth, which fits the character-study Shrek, and the concept of eating in / by the media. ln this chapter, the discussion is the phenomenon of the central character of the ogre Shrek in its complexity, investigating the representations of the archetype of the ogre whose traits reflect a pattern cruel and cannibalistic, through several different stages of history. We show that facets of the grotesque ogre were originally masked by the media, seeking to promete sales of products that adorn the media phenomenon Shrek. Also in this chapter, Under a qualitative methodological paradigm, we analyze parts of the trilogy of animated films Shrek selected at the discretion of the relationship between humor and the grotesque. Proposing dialogue with Muniz Sodre, Edgar Morin and Marc Acserald, there is the use of humor in animated film to soften the antics of the ogre as a strategy to make it acceptable by the public. ln the third chapter the focus is the representation of the character Shrek in the consumer market and its relationship with the child's imagination. Originally aired to attract children to public, the characteristics of the archaic figure of the ogre Shrek lead present in mimicry also in adults. This is not just because the ogre indicates a rite of passage, but the presence of humor as a relief and the protagonist's antics cause identification with Shrek.
Resumo
O primeiro capítulo apresenta o referencial teórico da pesquisa, bem como introduz o leitor ao objeto de estudo: o personagem Shrek. O diálogo é feito com autores que discutem a questão do imaginário cultural, principalmente na relação projeção-identificação com personagens da mídia. Apresentamos o conceito de mito midiático, no qual se enquadra o personagem-estudo Shrek, e o conceito de devoração na/pela mídia. A discussão central, no capítulo dois, é o fenômeno do personagem do ogro Shrek na sua complexidade, investigando as representações do arquétipo do ogro cujos traços traduzem um padrão cruel e canibal, por meio de diversas fases diferentes da história. Mostramos que as facetas grotescas do ogro original foram mascaradas pela indústria cultural, visando promover vendas de produtos que estampam o fenômeno midiático Shrek. Ainda nesse capítulo, sob um paradigma metodológico qualitativo, analisam-se trechos da trilogia dos filmes animados Shrek selecionados a partir do critério da relação entre o grotesco e o humor. Propondo diálogo com Muniz Sodré, Edgar Morin e Marcio Acserald, observa-se a utilização do humor no filme animado para suavizar as atitudes grotescas do ogro como estratégia para torná-lo aceitável pelo público. No terceiro capítulo, o foco é a representatividade da personagem Shrek no mercado consumidor e a sua relação com o imaginário infantil. Originalmente veiculado para atrair as crianças como público, as características arcaicas da figura do ogro presentes em Shrek provocam mimetismos também nos adultos. Isso ocorre não apenas porque o ogro indica um rito de passagem, mas a presença do humor como alívio e as atitudes grotescas do protagonista provocam identificação com Shrek.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Shrek, Comunicação, Imaginário
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e estudos do imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto