A Comunicação Publicitária Criativa, um Estudo da Recepção sobre a Peça “A Semana” feita para a Revista “Época”
Anexos
Informações
Título
A Comunicação Publicitária Criativa, um Estudo da Recepção sobre a Peça “A Semana” feita para a Revista “Época”
Autor(es)
Luciana Patara
Orientador(es)
Juan Droguett
Data de Defesa
28/06/2008
Resumo (EN)
Creative advertisement communication, a study of the admission of the play "A Semana" ("The Week") of Época magazine is the title of this essay, in which the main goal consists in showing how the confluence of advertisement agents, of the discursive communication strategies by themselves used to represent time and space of present situation, have made the play "A Semana" an icon of Brazilian advertisement communication.
A setting of problems about the content of the play being or not creative according to a wider public than that represented by Social Group of reference - readers of the Magazine. Also about the advertisement techniques that characterize the practice of the agencies and vehicles used for publicizing it, which in this case was restricted to an influential public. So, a field research was necessary to identify this receptor public in its social-cultural context and in their testimonials about the play, such as testing it between advertisement students and laics in the matter, in which refers to the discursive effects and to the creative factor more dominant that assumes the fusion between time-space in the present information.
The methodological procedures used begins from the compilation of technical data about communication in its advertisement specialty, signalizing the rhetoric of the word and image as a persuasion mean. The creator of the play "A Semana", Washington Olivetto of WBrasil was interviewed and was analyzed according to the categories vision- hearing assembly of perception by the receptor and of the identification by himself in situations or Social Groups represented. The Social Group of readers of Época Magazine was characterized according to data of media kit research and the creative factor present in the play.
About the more important rhetoric references, it was the outstanding work of Jurgen Haberma referring to advertising as a social practice of modernity, in The Structural Transformation of the Public Sphere (1991 ), to the material aspects of consuming products, according to Marx in Capital (2002) and, in this sarne obliquity, Sociedade De Consumo (1995) by Jean Baudrillard. To deal with the discursiva aspects, it was used the book Semiotica - diccionario razonado de la teoria dei linguaje (1990) and some critics of present advertisement in Brazil, such as João Anzanello Carrascoza for his proximity with the author of "A Semana".
The structure of the work comprehends in a first chapter about the advertisement communication, its agents, its speech and time-space that it is placed. A second chapter in which transcribes an interview with Washington Olivetto, it is analyzed the play and it is said about the magazine's present situation. And to finish, the third chapter leans towards the references and by the students that have expressed feeling or not the recognition in the creative factor speech that passes by the notion of the work's time and space.
Resumo
“A comunicação publicitária criativa, um estudo de recepção sobre a peça ‘A Semana’ da revista ‘Época’ “ é o título desta dissertação, cujo objetivo principal consiste em demonstrar como a confluência dos agentes publicitários e das estratégias de comunicação discursiva por eles usadas para representar o tempo e o espaço de atualidade, fizeram da peça “A Semana” um ícone de comunicação publicitária brasileira.
Problematiza-se o conteúdo da peça ser ou não criativo, de acordo com um público mais abrangente que aquele representado pelo grupo social de referência – os leitores da referida revista, e as técnicas publicitárias que caracterizam a prática das agências e dos veículos utilizados para sua divulgação, que nesse caso ficou restrita a um público elitizado.
Uma pesquisa de campo se fez necessária para identificar esse público receptor no seu contexto sociocultural e nos próprios depoimentos sobre a peça, assim como testá-la entre estudantes de publicidade e leigos no assunto, no que se refere aos efeitos discursivos e ao fator criativo mais preponderante que supõe a fusão tempo-espaço na informação da atualidade.
Os procedimentos metodológicos utilizados partem da recopilação de dados técnicos sobre o campo da comunicação na sua especificidade publicitária, sinalizando a retórica da palavra e da imagem como meio de persuasão. O próprio criador da peça “A Semana”, Washington Olivetto, da agência WBrasil, foi entrevistado, e a peça foi analisada de acordo com três categorias: visão e audição da montagem, percepção por parte do receptor e identificação do receptor com as situações ou grupos sociais representados. Caracterizou-se o grupo social de leitores da revista “Época”, seguindo os dados da pesquisa media kit, e sondou-se entre os estudantes os efeitos discursivos e o fator criativo presentes na peça.
Dos referenciais teóricos mais importantes, destacou-se a obra de Jurgen Habermas para referir-se à publicidade como prática social da modernidade, em “The Structural Transformation of the Public Sphere – An Inquiry into a Category of Bourgois Society ”(1991); Karl Marx, em “O Capital”, no que diz respeito aos aspectos materiais do consumo e, nesse mesmo viés, “A Sociedade de Consumo” (1995), de Jean Baudrillard. Para tratar os aspectos discursivos, usou-se o livro “Semiótica – Diccionario Razonado de la Teoría del Lenguaje” (1990), de Algirdas Julien Greimas e Joseph Courtés, e concepções de alguns críticos da publicidade atual no Brasil como João Anzanello Carrascoza pela sua proximidade com o autor de “A Semana”.
A estrutura do trabalho compreende um primeiro capítulo sobre a comunicação publicitária, seus agentes, seu discurso e o tempo-espaço em que se situa. Um segundo capítulo em que se transcreve uma entrevista com Washington Olivetto, analisa-se a peça e fala-se da atualidade da revista. Por fim, o capítulo terceiro debruça-se sobre referências e opiniões dos estudantes que expressam sentir ou não reconhecimento no discurso do fator criativo que perpassa a noção de tempo e espaço da obra.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Comunicação Publicitária,Criatividade, Efeitos Receptivos
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto