A comunicação e o desafio educacional para a Geração dos Millennials na “Era Bios Virtual”
Anexos
Informações
Título
A comunicação e o desafio educacional para a Geração dos Millennials na "Era Bios Virtual"
Autor(es)
Patrícia Gomes Cardim Anastasi Martins
Orientador(es)
Antonio Adami
Data de Defesa
20/04/2018
Resumo (EN)
Bombarded by diverse images, information and aesthetics, Millennial generation is recognized by society as the first to deeply undergo digital experiences since its birth and has also got the largest share of consumers and users of this technological environment in which they act with total skill and competence. Thus, one of our goals in this research is to understand the communicational gap that exists between the university and the student, and how to get young people in the classroom to be focused and at the same time interested in the stated dialogues in a traditional way, established in the physical place of the classroom, but concentrated to assorted events, as well as the global content at your disposal via mobile technology. Millennials use digital social media as a form of expression and build their own professional history by sharing experiences and values, creating relationships in the virtual environment, making ubiquity the conception of new experiences, often roughly comprehending their own path, their own history. The coexistence with this new era, this new generation, forces us to adopt a new cultural posture while facing education, knowledge, work, translating the classic and coexisting with new communication paradigms of career itself and of society: it’s the millennials, possibly pointing for a convergence of experiences. In such a way, we justify the social and scientific relevance of the research from Bauman's (2010, p. 43) view, when he questions "what to do when the world changes in a way that constantly challenges the truth of existing knowledge, startling even those better informed”. We also justify our research from the perspective of Lipovetsky (2011, p. 150), "It may seem elementary to say that in order to learn about the world, everything goes through Education". Additionally, we find support to sustain our research in Edgar Morin when he writes about education. "The great challenge is to navigate an ocean of uncertainties, through archipelagos of certainty” (MORIN, 2015, p. 51). These are issues of great interest in this research.
Resumo
Bombardeados por imagens, informações e estéticas diversas, a Geração dos Millennials é reconhecida pela sociedade como a primeira a vivenciar com profundidade experiências digitais desde o seu nascimento e são também os maiores consumidores e utilizadores desse ambiente tecnológico no qual atuam com total destreza e competência. Assim, um dos nossos interesses com a pesquisa é buscar entender o fosso comunicacional que se instala entre a universidade e este aluno e como conseguir que esse jovem em sala de aula mantenha-se atento e, ao mesmo tempo, interessado nos diálogos colocados de forma tradicional, estabelecidos no local físico da sala de aula, porém concentrado a vários acontecimentos e também ao conteúdo mundial à sua disposição, via celular. Este nosso objetivo justifica-se na visão de Bauman (2010, p.43), que questiona “como fazer quando o mundo muda de uma forma que desafia constantemente a verdade do saber existente, pegando de surpresa até os mais bem ‘informados’”. Também buscamos justificar, a partir da perspectiva de Lipovetsky (2011, p.150), “Pode parecer elementar dizer que, para instruir-se sobre o mundo, tudo passa pela Educação”. Encontramos igualmente subsídios para nossa pesquisa em Edgar Morin, quando escreve sobre a educação “O grande desafio é navegar em um oceano de incertezas, através de arquipélagos de certezas” (MORIN, 2015, p. 51). Estas são questões de grande interesse em nossa pesquisa. Os Millennials utilizam as mídias sociais digitais como forma simbólica de expressão e constroem a própria história profissional partilhando experiências e valores, criando relacionamentos no ambiente virtual, fazendo da ubiquidade a concepção de novas experiências, às vezes compreendendo mais ou menos seu próprio percurso, sua própria história. A convivência com esta nova era, nova geração, nos obriga a uma nova postura cultural ante a educação, o conhecimento, o trabalho, traduzindo o clássico e coexistindo com novos paradigmas comunicacionais, da própria carreira e da sociedade: são os Millennials, apontando possivelmente para uma convergência de experiências.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Millennials, Comunicação, Educação, Tecnologia
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto