A composição sonora fílmica: um estudo a partir de “Um tiro na noite” de Brian de Palma
Anexos
Informações
Título
A composição sonora fílmica: um estudo a partir de “Um tiro na noite” de Brian de Palma
Autor(es)
Robson Vanderlei Alves de Andrade
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
25/06/2018
Resumo (EN)
It is a common fact among professionals in the audiovisual sector that the sound of room, music, etc., has historically been placed secondarily to the whole of audiovisual production. Based on this observation, supported by several critics and theorists, the French film producer, Marcel L'Herbier, and Sergei Eisenstein as well as the professional experience of this author, the motivation of this work arises. In order to affirm the importance that sound has - in its various forms of presence - in cinematographic production; his role in the film narrative. Based on bibliographical sources, the study was based on the following theoretical references: for studies on the properties of sound, we use José Miguel Wisnik on the development of the cinematographic language: Christian Metz, Robert Stam and Marcel Martin, production (Tony Berchmans, Débora Opolski and Chris Rodrigues, on sound as part of the narrative, Michel Chion, and a terminology on sound landscapes by Murray Schafer). Dubbing, direct sound capture, sound effects, mixing, elements that make up the narrative of the film. In this context, items such as technological resources and realism were also evaluated, taking into account the poetic licenses between fiction and verisimilitude;
Resumo
É fato corrente entre os profissionais do audiovisual que o som - sejam os ruídos de sala, música etc. - vem sendo, historicamente, posto em segundo plano no conjunto da produção audiovisual. Partindo dessa constatação, sustentada por vários críticos e teóricos - o produtor de cinema francês, Marcel L’Herbier, e Sergei Eisenstein e sua experiência profissional - surge a motivação deste trabalho. Ele objetiva afirmar a importância que o som tem - em suas diversas formas de presença - na produção cinematográfica; seu papel na narrativa fílmica. O estudo baseou-se nas seguintes referências teóricas: para os estudos sobre as propriedades do som, servimo-nos de José Miguel Wisnik; sobre o desenvolvimento da linguagem cinematográfica, Christian Metz, Robert Stam e Marcel Martin; produção sonora fílmica, Tony Berchmans, Débora Opolski e Chris Rodrigues; sobre o som como parte da narrativa, Michel Chion; ainda, uma terminologia sobre paisagens sonoras, por Murray Schafer. Como estudo de caso, foi tomado o filme “Um tiro na noite”, com o objetivo de analisar as reconstruções do som. Foi realizada a decupagem da obra de modo a demonstrar como se dá o processo de produção de som (dublagem, captação de som direto, efeitos sonoros e mixagem), elementos que compõem a narrativa do filme. Nesse contexto, foram também avaliados itens como recursos tecnológicos e realismo, tendo em conta as licenças poéticas entre a obra de ficção e a verossimilhança.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Som no Cinema, Produção Sonora, Análise Fílmica, Um tiro na noite, Brian de Palma
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto