A carne preta é a mais engraçada do mercado: Um estudo sobre os estereótipos do negro nos programas de humor da televisão brasileira.
Documento
Informações
Título
A carne preta é a mais engraçada do mercado: Um estudo sobre os estereótipos do negro nos programas de humor da televisão brasileira.
Título (EN)
Black meat is the funniest on the market: A study on the stereotypes of black people in Brazilian television comedy programs.
Autor(es)
Jorge Luis da Hora de Jesus
Orientador(es)
Maurício Ribeiro da Silva
Data de Defesa
17/06/2024
Resumo (EN)
This dissertation aims to analyze the stereotypes of black people on Brazilian television, based on comedy programs. The central axis is dedicated to observing how these aggressions are presented daily in an invisible way that revisits the colonizing gaze and behavior towards minorities using humor (an entertainment tool) on Brazilian television as a backdrop. The theoretical framework of the research is based on the concepts of Thompson (2011), who states that communication must be analyzed, at least in part, based on the social context. This research assumes that the Brazilian media is still supported by a narrative in which black people have a very well-defined stereotype and which mirrors the way Europeans see Brazil. The hypothesis is that the production of humor can reiterate processes of social stigmatization and that hegemonic media perpetuates racial stereotypes, allowing this study to explore how these dynamics manifest themselves and are replicated in humor content. The methodological proposal for applying the theoretical basis refers to the qualitative approach, as described by Gil (2021). As an object of study, humor characters and programs were randomly selected through Google Image to analyze the structural elements of humor on Brazilian television. As a result, we sought to observe humorous programs as a priority, since in this space the boundaries are naturally imprecise, enabling a game of positions in which prejudice can both be manifest and taken as a complaint.
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar os estereótipos do negro na televisão brasileira, a partir dos programas de humor. O eixo central dedica-se a observar de que maneira estas agressões são diariamente apresentadas de forma invisibilizada que revisitam o olhar e o comportamento colonizador sobre as minorias usando como pano de fundo o humor (ferramenta de entretenimento) na televisão brasileira. O arcabouço teórico da pesquisa está baseado nos conceitos de Thompson (2011), que afirma que a comunicação deve ter sua análise, ao menos em parte, baseada no contexto social. Esta pesquisa parte do princípio de que a mídia brasileira se encontra ainda sustentada por uma narrativa em que o negro tem um estereótipo muito bem demarcado e que se reveste da forma como o europeu enxerga o Brasil. A hipótese é de que a produção do humor pode reiterar processos de estigmatização social e que a mídia hegemônica perpetua estereótipos raciais, permitindo que este estudo explore como essas dinâmicas se manifestam e são replicadas nos conteúdos de humor. A
proposta metodológica para aplicação da base teórica refere-se à abordagem qualitativa, conforme descrito por Gil (2021). Como objeto de estudo, selecionou-se de forma aleatória através do google imagem os personagens e programas de humor para analisar os elementos estruturais do humor na televisão brasileira. Como resultado, buscou-se observar prioritariamente os programas humorísticos, uma vez que neste espaço as fronteiras são naturalmente imprecisas, possibilitando um jogo de posições em que o preconceito pode tanto ser manifesto como tomado como denúncia.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
humor; negro, televisão brasileira; estereótipo, mídia.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto