2 FILHOS DE FRANCISCO: Um fenômeno de público apoiado no enraizamento cultural brasileiro.
Anexos
Informações
Título
2 FILHOS DE FRANCISCO: Um fenômeno de público apoiado no enraizamento cultural brasileiro.
Autor(es)
Sylvestre Luiz Thomaz Gonçalves Netto
Orientador(es)
Geraldo Carlos do Nascimento
Data de Defesa
29/08/2008
Resumo (EN)
The topic of this paper is the independent movie production of “2 filhos de Francisco” (The two sons of Francisco) and it intends to analyze the possible causes which have taken this movie to capture a blockbuster position among the movies produced in Brazil in the last 25 years. As to the commercial aspect, it has become a unique product in the Brazilian movie industry, and its success is attributed to Zezé de Camargo and Luciano, the two brothers who sing country music together and are as well top stars in the Brazilian music universe holding outstanding CD sales. Our analysis is based on external and internal processes used for the production of this film. Among the conclusions we should highlight the mediations comprised in it based on characters from the backcountry/migrants and their heroic paths taken by the movie characters, its technical excellence and the marketing support committed to its release. The first chapter is about the marketing characteristics comprised in the process which followed.
The second chapter locates the film “2 filhos de Francisco” into the Brazilian movie History, analyzing the hero roles in the story and it closes with the analysis of the backcountry dwellers social traits nowadays. In the final chapter, the film was divided into 6 parts and organized from the soundtrack tessitura of the scenes we have considered most important. Among the various papers who have provided us with the necessary theory basis, we mention the studies on Jesús Martin – Barbero’s mediations, on Ismail Xavier’s text which talks about the cinematography discussion and on the Brazilian movie History by Paulo Emilio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite and Pedro Butcher. We have based our hero analysis on Joseph Campbell, Lutz Muller, Junito de Souza Brandão, Sal Randazzo and Malena Segura Contrera. Other authors and scholars on Communication, Sociology and Marketing have been mentioned and contributed to the construction of this text.
Resumo
O tema do presente trabalho é a produção independente 2 filhos de Francisco, e objetivou a análise das possíveis causas que o levaram a conquistar a condição de líder de audiência dos filmes brasileiros produzidos nos últimos vinte e cinco anos.
Sob a ótica comercial, trata-se de um produto singular na filmografia brasileira, sua construção deve-se às figuras de Zezé Di Camargo e de Luciano, dupla composta por irmãos, estrelas de primeira grandeza no universo fonográfico brasileiro, detentores de resultados incomuns na vendagem de discos. Pautaram nossas análises, os processos externos e internos utilizados na produção do filme. Dentre as ilações delas retiradas, merecem destaque as mediações nele contidas, pautadas nas figuras dos sertanejos/retirantes e na trajetória heróica de seus personagens, o esmero técnico de que está revestido, e o suporte mercadológico que envolveu seu lançamento. O primeiro capítulo trata dos caráteres mercadológicos que compuseram o filme, analisando-os à luz das técnicas de marketing, e do processo midiático que o acompanhou. O segundo situa 2 filhos de Francisco na historiografia do cinema brasileiro, analisa as figuras dos heróis nele contidas, e é finalizado com um traço social do sertanejo nos dias atuais. No capítulo final, o filme foi decomposto em seis etapas e organizado a partir da tessitura da trilha sonora nas cenas que entendemos essenciais. Dentre os vários trabalhos que nos serviram de instrumental teórico, destacamos os estudos sobre as mediações de Jesús Martin-Barbero, o texto de Ismail Xavier que versa sobre o discurso cinematográfico, e no percurso do cinema brasileiro, Paulo Emílio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite e Pedro Butcher. Quando tratamos da figura do herói, nos apoiamos em Joseph Campbell, Lutz Muller, Junito de Souza Brandão, Sal Randazzo e Malena Segura Contrera. Outros autores e estudiosos das áreas de Comunicação, Sociologia e Mercadologia foram citados e contribuíram na construção deste texto.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mediação, Herói Popular, Cinema Brasileiro, Processo Mercadológico
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto