The Independent Electronic Music Party Scene/Circuit in São Paulo: A Panorama of the 2010s.
Documento
Metadados
Título
The Independent Electronic Music Party Scene/Circuit in São Paulo: A Panorama of the 2010s.
Título (EN)
The Independent Electronic Music Party Scene/Circuit in São Paulo: A Panorama of the 2010s.
Autor(es)
PEREIRA, Simone Luci; GHEIRART, Oziel.
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
PEREIRA, Simone Luci; GHEIRART, Oziel. The Independent Electronic Music Party Scene/Circuit in São Paulo: A Panorama of the 2010s. LAP- Latin American Perspectives, California/USA, Ahead of print, 2023. DOI: 10.1177/0094582X231172437
Resumo (EN)
The independent electronic music scene/circuit in São Paulo—techno, house, and their subgenres—migrated from clubs to street parties or locations in central areas of the city in the 2010s. This scene/circuit has a strong political bias, focusing on the uses of urban spaces, LGBTQIA+ rights, corporeality, and aestheticization. Ethnographic study of the activities of four collectives highlights their ways of occupying and claiming the right to the city and the diversity and temporal dynamics of the circuit.
A cena/circuito e música eletrônica independente em São Paulo (tecno, house e suas vertentes), migrou dos clubes para as festas em ruas ou locações em áreas centrais da cidade na década de 2010. Esta cena possui forte viés político ressaltando os usos dos espaços urbanos, os direitos LGBTQIA+, as corporalidades e estetizações. Evidencia-se a centralidade da música e sua dimensão comunicacional e política: dança, corpo e identidades aliadas à construção de modos de estar juntos e ocupar a cidade. A metodologia centra-se na etnografia de quatro coletivos e suas festas em suas formas colaborativas/autogestionárias e maneiras de ocupar e reivindicar o direito à cidade e a diversidade e dinâmica temporal do circuito.
Resumo
The independent electronic music scene/circuit in São Paulo—techno, house, and their subgenres—migrated from clubs to street parties or locations in central areas of the city in the 2010s. This scene/circuit has a strong political bias, focusing on the uses of urban spaces, LGBTQIA+ rights, corporeality, and aestheticization. Ethnographic study of the activities of four collectives highlights their ways of occupying and claiming the right to the city and the diversity and temporal dynamics of the circuit.
A cena/circuito e música eletrônica independente em São Paulo (tecno, house e suas vertentes), migrou dos clubes para as festas em ruas ou locações em áreas centrais da cidade na década de 2010. Esta cena possui forte viés político ressaltando os usos dos espaços urbanos, os direitos LGBTQIA+, as corporalidades e estetizações. Evidencia-se a centralidade da música e sua dimensão comunicacional e política: dança, corpo e identidades aliadas à construção de modos de estar juntos e ocupar a cidade. A metodologia centra-se na etnografia de quatro coletivos e suas festas em suas formas colaborativas/autogestionárias e maneiras de ocupar e reivindicar o direito à cidade e a diversidade e dinâmica temporal do circuito.
Palavras-chave
Urban culture, Activism, Youth cultures, City, Independent electronic music
Direito de Acesso
Acesso restrito