Quem canta, seus males espanta! Performance e criação musical em tempos de SARS-Cov2
Metadados
Título
Quem canta, seus males espanta! Performance e criação musical em tempos de SARS-Cov2
Título (EN)
Who sings, their evils amazes! SARS-COV2, musical performance and consumption
Autor(es)
Heloísa de A. Duarte Valente; Raphael F. Lopes Farias (orgs.) et. al.
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Música
v. 23 n. 2 (2023): Dossiê Temático: Escutas Futuras
Resumo (EN)
The pandemic generated by SARS-COV2, required new ways to practice and to listen to music. Stage artists were forced to seek alternative ways to remain active. In this text, two situations are analyzed: one of them, in which the musicians (professional or amateur) use the lives) to produce and perform their show/ concert; the other situation is when the musicians use the balcony or the "gourmet balcony" of their home to connect to theiraudience. In both cases, the variants in the modalities of the performance (live, or pre-recorded) are analyzed, with the physical or a technically mediatized presence (cf. Zumthor, 1997); as the communicative link between the audience and artists is outlined, considering the atypical conditions of transmission and reception of the poetic message.
Resumo
A pandemia, gerada pelo SARS-COV2, impôs novas maneiras de escuta e prática musical. Artistas de palco foram obrigados a buscar formas alternativas para permanecerem em atividade. Analisam-se, neste trabalho, duas situações: uma delas, em que os músicos (profissionais ou amadores) passam a se valer das livespara realizar produzir e realizar seu show/concerto; a outra situação é quando os músicos usam a sacada ou a “varanda gourmet” de sua casa para ter contato direto com o seu público. Estudam-se, em ambos os casos, as variantes nas modalidades da performance (ao vivo, ou pré-gravada), com a presença física ou mediatizada tecnicamente (cf. Zumthor, 1997). Interroga-se: como se delineia o vínculo comunicativo entre a audiência e artistas, endo em conta as condições atípicas de transmissão e recepção da mensagem poética
Palavras-chave
Música de Varanda; Performance Musical; Pandemia; Lives Musicais