O Inferno, de Henri-Georges Clouzot entre a montagem da estória, a montagem da história e a história da montagem
Documento
Metadados
Título
O Inferno, de Henri-Georges Clouzot entre a montagem da estória, a montagem da história e a história da montagem
Título (EN)
INFERNO, BY HENRI-GEORGES CLOUZOT: BETWEEN THE MONTAGE OF THE STORY, THE MONTAGE OF HISTORY AND THE HISTORY OF MONTAGE
Autor(es)
Laura Loguercio Cánepa | Fabiano Pereira de Souza
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Científica - FAP - Curitiba
Resumo (EN)
The unfinished film Inferno (L'enfer, France, Henri-Georges Clouzot, 1964), and the documentary Henri-Georges Clouzot's Inferno (L'enferd'Henri-Georges Clouzot, France, Serge Bromberg and Ruxandra Medrea, 2009 ) are our objects of analysis in this article, in which we examine cinematographic editing strategies through image superimposition. Inspired by kinetic art and avant-garde cinema of the 1920s, the most striking images in Clouzot's film represent an experimental indication of how to edit overlapping images from the perspective of the 1950s, and were the subject of reflection in the 2009 documentary, which sought understand the tragic creative process of the film. Based on reports from Clouzot's team, reviews and previous analysis by researcher Marion Schmid on the documentary, the objectives of this article are to highlight the editing strategies as an artistic contribution with an experimental approach to Clouzot's unfinished work, to perceive their reflections on the sophisticated narrative by Bromberg and Medrea, in addition to commenting on the importance of Clouzot’s film for the history of cinematographic editing.
Resumo
O filme inacabado O inferno(L'enfer, França, Henri-Georges Clouzot,1964), e o documentário O inferno de Henri-Georges Clouzot(L'enfer d'Henri-Georges Clouzot, França, Serge Bromberg e Ruxandra Medrea, 2009) são nossos objetos de análise neste artigo, no qual examinamos estratégias de montagem cinematográfica por meio de sobreposição de imagens. Inspiradas na arte cinética e no cinema de vanguarda da década de 1920, as imagens mais marcantes do filme de Clouzot representam um indício experimental de como montar imagens em sobreposição pela perspectiva dos anos 1950, e foram objeto de reflexão no documentário de 2009, que buscou compreender o trágico processo criativo da obra. A partir dos relatos da equipe de Clouzot, de críticas e da análise prévia da pesquisadora Marion Schmid sobre o documentário, os objetivos deste artigo são destacar as estratégias de montagem como contribuição artística de viés experimental da obra inacabada de Clouzot, perceber seus reflexos na sofisticada narrativa de Bromberg e Medrea, além de comentar a importância do filme de Clouzot para a história da montagem cinematográfica.
Palavras-chave
Cinema; montagem; história; Henri-Georges Clouzot; O inferno
Direito de Acesso
Acesso Aberto