O discurso eleitoral de Bolsonaro e a repercussão na mídia
Documento
Metadados
Título
O discurso eleitoral de Bolsonaro e a repercussão na mídia
Título (EN)
Bolsonaro’s electoral speech and journalism’s reaction
Autor(es)
Antonio Adami | Carla Reis Longhi
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Estudios sobre el Mensaje Periodístico
Resumo (EN)
The article analyzes Jair Bolsonaro’s interview with Jornal Nacional, from Rede Globo, on August 28, the starting point of the 2022 presidential election campaign, and its repercussion in the media, considering the traditional media through the articles published in national print newspaper (Folha de S. Paulo) and the repercussion in digital media, through the Eleções 2022 program, led by Kennedy Alencar on the Uol channel. For this, we articulate content analysis with the perspectives of the media framework in its relations with political culture, reflecting on the characteristics of political communication associated with conservatism and authoritarianism. The article hypothesizes that the media framing, considering the interview and the approach of the printed media, softened themes dear to Brazilian politics, remaining in an already recurrent field of criticism of the government.
Resumo
O artigo analisa a entrevista de Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional, da Rede Globo, no dia 28 de agosto, ponto de partida da campanha eleitoral à presidência da República de 2022, e sua repercussão na mídia, considerando a mídia tradicional através das matérias publicadas no jornal impresso de âmbito nacional Folha de S. Paulo e a repercussão na mídia digital, através do programa Eleições 2022, comandado por Kennedy Alencar, no canal Uol. Para isto, articulamos a análise de conteúdo com as perspectivas do enquadramento midiático em suas relações com a cultura política, refletindo sobre as características da comunicação política associadas
ao conservadorismo e ao autoritarismo. O artigo traz como hipótese que o enquadramento midiático, considerando a entrevista e a abordagem da mídia impressa, abrandou temas caros à política brasileira, permanecendo num campo já recorrente de crítica ao governo
Palavras-chave
campanha eleitoral 2022; Brasil; imprensa; enquadramento; política.
Fonte/doi
https://doi.org/10.5209/esmp.84579 | https://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/article/view/84579
Direito de Acesso
Acesso Aberto