O Clarim da Alvorada: a imprensa negra e o processo de reconfiguração da identidade cultural nas décadas de 1920 e 1930 em São Paulo
Documento
-
O Clarim da Alvorada a imprensa negra e o processo de reconfiguração da identidade cultural nas décadas de 1920 e 1930 em São PauloBaixar
Metadados
Título
O Clarim da Alvorada: a imprensa negra e o processo de reconfiguração da identidade cultural nas décadas de 1920 e 1930 em São Paulo
Autor(es)
Antonio Adami | Edilson Cândido da Silva
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Cadernos da Escola de Comunicação
Resumo (EN)
The article aims to analyze the black press in São Paulo, having the black as a historical subject. The black population in the 1920s and 1930s did not have access to the vote, in addition, they were
“pushed” to the hills and peripheries, surviving with the doctrine of scientific racism, added to a
policy of whitening. The newspaper “O Clarim da Alvorada”, whose first edition is on January 6,
1924, is an example of how the black press positioned itself in the face of this racist society. The
theoretical basis integrates the History of the Press and studies of Culture and Society. The research problem was to seek to understand how the reconfiguration of the black cultural identity took place in this clipping. The research method, therefore, is based on a case study and the analysis is justified by the fact that O Clarim was one of the most important newspapers in the history of the black press in São Paulo and Brazil. It is concluded that the culture within the different black communities of São Paulo was the great element that brought the black race together and the social spaces (clubs, balls, bars and streets) became cultural spaces. It is in this logic that we have the emergence of a black press, particularly newspapers, which spoke for and for the black.
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a imprensa negra paulista, tendo o negro como sujeito histórico. A população negra nos anos 1920 e 1930 não tinha acesso ao voto, além disso, foi “empurrada” para os morros e periferias, sobrevivendo com a doutrina do racismo científico, somada a uma política de branqueamento. O jornal “O Clarim da Alvorada”, cuja primeira edição é de 06 de janeiro de 1924, é um exemplo de como a imprensa negra se posicionava diante desta sociedade racista. A base teórica integra a História da Imprensa e estudos de Cultura e Sociedade. O problema da pesquisa foi buscar entender como se deu a reconfiguração da identidade cultural do negro neste recorte. O método de pesquisa, portanto, tem por base um estudo de caso e a análise se justifica pelo fato de que O Clarim foi um dos mais importantes jornais da história da imprensa negra paulista e brasileira. Conclui-se que a cultura dentro das diferentes comunidades negras de São Paulo foi o grande elemento congregador da raça negra e, os espaços sociais (clubes, bailes, bares e ruas), se tornaram espaços culturais. É nessa lógica que temos o aparecimento de uma imprensa negra, particularmente jornais, que falava para e pelo negro.
Palavras-chave
Cultura; História da comunicação; Imprensa negra; Jornal O Clarim da Alvorada; Resistência.
Fonte/doi
https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/6483
Direito de Acesso
Acesso Aberto