Mídia massiva e digital nas eleições de 2018: a transmissão multiplataforma dos debates presidenciais
Metadados
Título
Mídia massiva e digital nas eleições de 2018: a transmissão multiplataforma dos debates presidenciais
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Luiz Ademir de Oliveira | Deborah Luísa Vieira dos Santos | Willian José de Carvalho
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
ECCOM: Educação, Cultura e Comunicação, v. 13, n. 25, p4
Resumo (EN)
Communication is increasingly hybrid, composed of the dissemination of information in both traditional and digital media, with the internet being a communication channel with the possibility of participation by ordinary citizens. The 2018 elections were the first in which there was a concern greater with interactivity during presidential debates and not only the transmission of content on different platforms. In this sense, the research aims to verify how the mass media - television - have been inserting the logic of digital media in their content production., we sought to analyze the seven debates promoted by TV stations and their partners. Through Content Analysis, we can classify the broadcasts in seven categories, which allowed us to investigate how each media vehicle used - or not - the potential and internet resources to promote viewer interaction and participation, adapting to this increasingly mediatized scenario.
Resumo
A comunicação é cada vez mais híbrida, composta pela disseminação de informações tanto na mídia tradicional, quanto na digital, sendo a internet um canal de comunicação com a possibilidade de participação do cidadão comum. As eleições de 2018 foram as primeiras em que houve uma preocupação maior com a interatividade durante os debates presidenciais e não só a transmissão do conteúdo em diferentes plataformas. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo verificar como os meios massivos – televisão – vêm inserindo a lógica dos meios digitais em sua produção de conteúdo. Para isso, buscou-se analisar os sete debates promovidos por emissoras de TV e seus parceiros. Por meio da Análise de Conteúdo, pode-se classificar as transmissões em sete categorias, as quais permitiram investigar como cada veículo de mídia utilizou – ou não – as potencialidades e recursos da internet para promover a interação e participação dos espectadores, adequando-se a esse cenário cada vez mais midiatizado.
Palavras-chave
Eleições Presidenciais | Debates Eleitorais | Mídias digitais
Direito de Acesso
Acesso Aberto