Literacia midiática e combate a fake news: um estudo de caso com o público da terceira idade
Metadados
Título
Literacia midiática e combate a fake news: um estudo de caso com o público da terceira idade
Título (EN)
Media literacy and fighting fake news: a case study with the senior audience
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Luciana Janizello | Luiz Ademir de Oliveira | Pedro Farnese
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Signos - Centro Universitário Univates, v. 1, p. 138-163.
Resumo (EN)
This study is the result of theoretical and practical systematizations on university extension aimed at elderly people with a focus on media education, with a view to confronting contexts that involve the circulation of fake news. A case study carried out based on the actions of the Literamidia +50 project, a partnership between IF Sudeste MG and Universidade Paulista, pointed out analytical paths that can help in defining Media Literacy strategies capable of helping to raise awareness about the risks that the virtual environment imposes on citizens. The sample comprised 17 members (students), who attended the course from July to December 2021 and agreed to participate in the research, signing the Free and Informed Consent Form, after approval of the research by the Research Ethics Committee (CEP) from Universidade Paulista (UNIP). The results revealed that literacy represents a promising path towards providing older adults with safer and more conscious access to the information they receive and share on digital media.
Resumo
Este estudo é o resultado de sistematizações teóricas e práticas sobre a extensão universitária voltada para pessoas idosas com foco na educação midiática, com vistas ao enfrentamento de contextos que envolvem a circulação de fake news. Um estudo de caso realizado a partir das ações do projeto Literamidia +50, uma parceria do IF Sudeste MG e Universidade Paulista, apontou caminhos analíticos que podem auxiliar na definição de estratégias de Literacia Midiática capazes de auxiliar na conscientização sobre os riscos que o ambiente virtual impõe aos cidadãos. A amostra compreendeu 17 integrantes (alunos), que frequentaram o curso durante o período de julho a dezembro de 2021 e aceitaram participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Paulista (UNIP). Os resultados revelaram que a literacia representa um caminho promissor no sentido de oportunizar ao idoso o acesso mais seguro e consciente da informação, que recebe e compartilha nas mídias digitais.
Palavras-chave
Mídias Digitais | Fake News | Terceira Idade | Literacia Midiática
Direito de Acesso
Acesso Aberto