Leituras na Penitenciária Feminina da Capital, em São Paulo_teoria e prática para uma educação cidadã.
Título (EN)
Reading at the Penintenciária Femiina da Capital: theory and practice for citizen education
Autor(es)
Barbara Heller Priscila Ferreira Perazzo Rubens Heller Mandel Isabel Cristina de Araujo Rodrigues
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Eco-pós
Resumo (EN)
This article deals with the reading circles held at the Penitenciária Feminina da Capital (PFC), in
São Paulo, between June 2023 and April 2024, under the responsibility of the Associação
Liberdades. It aims to address how mediators encourage reading among people deprived of
liberty, aiming at creative education. Its theoretical axes are literature as a human right and the
paradigm of desistance from crime. It analyzes data derived from participant observation
records in reading circles at PFC as an excerpt from the case study on remission of sentences for through reading. It concludes that reading practices stimulate learning, improve interpersonal relationships, reactivate memories, and help to better tolerate life in prison, fundamental factors in the processes of post-release and desistance from crime.
Resumo
Este artigo trata das rodas de leitura realizadas na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), em São Paulo, entre junho de 2023 e abril de 2024, sob responsabilidade da Associação Liberdades Poéticas. Tem como objetivo abordar como mediadores(as) estimulam a leitura entre pessoas privadas de liberdade, visando a educação criativa. Tem como eixos teóricos a literatura como
direito humano e o paradigma da desistência do crime. Analisa dados derivados de registro de observação participante nas rodas de leitura na PFC como recorte do estudo de caso sobre remição de pena por leitura. Conclui que as práticas de leitura estimulam a aprendizagem, melhoram as relações interpessoais, reativam as memórias e ajudam a tolerar melhor a vida na prisão, fatores fundamentais nos processos da pós liberdade e de desistência do crime.
Palavras-chave
eitura; remição de pena; direitos humanos; desistência do crime, educação criadora