Imunização e desigualdade de gênero: a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19
Metadados
Título
Imunização e desigualdade de gênero: a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19
Título (EN)
Immunization and gender inequality: the construction of the image of women in the first vaccination acts against covid-19
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Pedro Farnese | Janete Monteiro Garcia | Paolo Demuru
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 1006-1028
Resumo (EN)
The study aims to analyze the symbolic valences identified in news published on the G1 Portal from all Brazilian states about the first acts of vaccination against covid-19, relating them to issues of race and gender with a focus on women and their position in society. From this perspective, we seek to answer, under the anchorage of Algirdas Julien Greimas’ semiotics, how women were represented in each state. The results portray women as a ‘fragile’ and ‘dependent’ social subject, from the State as a ‘Father-Provider’, alongside the use of black women representing ‘minorities’ that refer to an idea of a diverse and miscegenated Brazil. The conclusions show that the visibility given to women in vaccination campaigns disputed space with sexist and racist representations.
Resumo
O estudo tem por objetivo analisar as valências simbólicas identificadas em notícias publicadas no Portal G1 de todos os estados brasileiros sobre os primeiros atos de vacinação contra a covid-19, relacionando-os, em particular, às questões de raça e gênero com foco nas mulheres e sua posição na sociedade. Nessa perspectiva busca-se responder, sob a ancoragem da semiótica de Algirdas Julien Greimas, como a mulher foi representada em cada estado. Os resultados retratam as mulheres como sujeito social ‘frágil’ e ‘dependente’ do Estado como ‘Pai-Provedor’ ao lado do uso de mulheres negras representativas de ‘minorias’ que remetem a uma ideia de um Brasil diverso e miscigenado. As conclusões evidenciam que a visibilidade conferida à mulher nas campanhas de vacinação disputou espaço com representações de caráter sexista e racista.
Palavras-chave
Visibilidade midiática | Representações | Gênero | Jornalismo | Semiótica
Direito de Acesso
Acesso Aberto