Imagem e projeção nas redes sociais análise dos Perfis dos membros do BTS no Instagram
Metadados
Título
Imagem e projeção nas redes sociais análise dos Perfis dos membros do BTS no Instagram
Título (EN)
Image and projection on social media: an analysis of BTS members profiles on Instagram
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Luiz Ademir de Oliveira | Maria Eduarda dos Santos Carvalho
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
OBSERVATORIO (OBS*), v. 18, p. 96-117.
Resumo (EN)
This article aims to analyze the way in which members of the K-pop (South Korean pop) group Bangtan Sonyeondan, also known as BTS, build their presence on Instagram, enabling different forms of projection and identification by among your fans. Initially, the relationships between art, culture and technology are discussed based on Communication Theories (Adorno & Horkheimer, 2020; Morin, 1997; Kellner; 2001; Williams, 2011). Next, the focus is on cyberculture and the role of social networks in reconfiguring relationships between idols and their fans (Recuero, Zago & Soares, 2019; Pinheiro, 2009; Andrade, 2020). Finally, a Content Analysis (Bardin, 2011) of the profile of the group BTS, a phenomenon of the Korean wave (Mazur, 2020), is carried out in order to analyze how, through posts, they seek to activate this dual nature of myths modern: identification and projection, glamorization and proximity to the everyday universe, with a constant presence on social networks as a strategy.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a forma na qual os membros do grupo de K-pop (pop sul-coreano) Bangtan Sonyeondan, também conhecido como BTS, constroem as suas presenças no Instagram, possibilitando diferentes formas de projeção e identificação por meio dos seus fãs. Discute-se, num primeiro momento, as relações entre arte, cultura e tecnologia com base nas Teorias da Comunicação (Adorno & Horkheimer, 2020; Morin, 1997; Kellner; 2001; Williams, 2011). Em seguida, o foco é a cibercultura e o papel das redes sociais na reconfiguração das relações entre os ídolos e seus fãs (Recuero, Zago & Soares, 2019; Pinheiro, 2009; Andrade, 2020). Por fim, é feita uma Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) do perfil do grupo BTS, fenômeno da onda coreana (Mazur, 2020), a fim de analisar de que forma, por meio das postagens, buscam acionar esta dupla natureza dos mitos modernos: identificação e projeção, glamourização e proximidade com o universo cotidiano, tendo como estratégia a presença constante nas redes sociais.
Palavras-chave
Cultura Midiática | Redes Sociais | Instagram | K-Pop | BTS
Direito de Acesso
Acesso Aberto