Estudos de fãs no Brasil: Levantamento de artigos publicados em periódicos na área de Comunicação
Autor(es)
Adriana Amaral, Bruna Mombach, Stephanie Muller
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Temática
Resumo
O presente trabalho consiste em apresentar um levantamento bibliográfico, feito em revistas científicas brasileiras de comunicação com Qualis A1 a B1 (2020), dos artigos científicos sobre estudos de fãs publicados a partir do ano de 2002 até o ano de 2020. Como resultado, foram encontrados 65 artigos, gerando um mapa quanti-qualitativo que possibilitou constatar a existência de 6 (seis) eixos de temáticas principais. A análise dos resultados permitiu concluir que os estudos de fãs cresceram com o passar dos anos e têm se mantido constantes em publicações de estrato Qualis mais alto da área, mas ainda constituem um assunto com potencial a se desenvolver no Brasil. Esta pesquisa, além de contribuir com dados e fomentar os estudos de fãs do país, teve como produto final a criação de um acervo virtual apresentando os resultados obtidos, com o objetivo de praticar a divulgação científica e colaborar para futuras pesquisas e estudos da área.