Entre mães, martelos e mestres – Os muros de Pinky (Sobre a ópera-rock de Roger Waters)
Metadados
Título
Entre mães, martelos e mestres – Os muros de Pinky (Sobre a ópera-rock de Roger Waters)
Título (EN)
Among mothers, hummers and teachers - Pinky's walls (About the opera rock., by Roger Waters)
Autor(es)
Valente, Heloísa de A. Duarte; ROCHA JUNIOR, U. G.; TACASEY, H.; TERRA, M. V. M..
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia
Resumo (EN)
This article addresses the creative poetics of The Wall's work in its various versions (record, film, show). We believe that this characterizes the aesthetic thinking of Roger Waters, who uses the work to express his political ideology. Taking the plot as a reference, we analyze how its various elements (musical composition, lyrics, graphic animation camera frames), in their different performative aspects, express such thoughts while they are configured as a work. Some notes are provided in this study to contextualize Waters' work with Pink Floyd and the film directed by Alan Parker.
Resumo
Este artigo aborda a poética criativa da obra de The Wall, em suas diversas versões (disco, filme, show). Acreditamos que esta caracteriza o pensamento estético de Roger Waters, que se serve da obra como meio de expressão de seu ideário político. Tomando como referência o enredo, analisamos como os seus diversos elementos (composição musical, letra, animação gráfica enquadramentos de câmera), em suas diferentes vertentes performáticas expressam tal pensamento, ao mesmo tempo em que se configuram como uma obra. Subsidiam este estudo algumas notas que procuram contextualizar o trabalho de Waters ao Pink Floyd, assim como a realização do filme por Alan Parker.
Palavras-chave
The Wall; ópera rock; Roger Waters; poéticas audiovisuais
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Capes