EMPREENDEDORISMO DE PALCO E A DESINFORMAÇÃO NA NARRATIVA DA MOTIVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO
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Metadados
Título
EMPREENDEDORISMO DE PALCO E A DESINFORMAÇÃO NA NARRATIVA DA MOTIVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO
Título (EN)
STAGE ENTREPRENEURSHIP AND DISINFORMATION IN THE NARRATIVE OF MOTIVATION AS AN INSTRUMENT OF SUCCESS
Autor(es)
Meena Anjali de Falleiro | Antonio Adami
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios
Resumo (EN)
"The present academic work seeks the entrepreneurship´s study based on its problems. To this end, treat the presence of speeches related to entrepreneurial culture in the media scenario, as well as the connection between the phenomenon 'stage entrepreneurship', in which digital influencers are presented as successful entrepreneurs, with magic formulas versus Theory and Classic Concepts of management that underlie entrepreneurship,
whose reference contributes to the understanding of the seriousness of its fundamentals. The disinformation process, accelerated by digital influencers added to the contribution that liquid modernity (BAUMAN,2001) has established, using superficial relations that build and change the information to be refreshed in this article. The notion of inspiration is presented for the communicational forms that organize the entrepreneurial ideology using a motivational and positive key."
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de situar o estudo do empreendedorismo no campo da
comunicação, a partir das suas problemáticas. Para tanto, tratamos da presença dos
discursos relativos à cultura empreendedora no cenário midiático, assim como a conexão
entre o fenômeno ‘empreendedorismo de palco’, no qual são apresentados
influenciadores digitais como empreendedores de sucesso, com fórmulas mágicas versus
as escolas clássicas da teoria organizacional que embasam o empreendedorismo, cujo
referencial contribui para a compreensão da seriedade dos seus fundamentos. A
desinformação, propagada através do fenômeno dos influenciadores digitais somada à
contribuição que a modernidade líquida (BAUMAN, 2001) estabeleceu, utilizando-se de
relações superficiais que constroem e desconstroem a informação será retomada nesse
artigo. A noção de inspiração é apresentada para as formas comunicacionais que
organizam a ideologia empreendedora em sua divulgação, em chave motivacional e
positiva.
Palavras-chave
Desinformação. Empreendedorismo. Motivação. Influenciadores.
Direito de Acesso
Acesso Aberto