Eleições municipais: estratégias da candidata Margarida Salomão à Prefeitura de Juiz de Fora
Metadados
Título
Eleições municipais: estratégias da candidata Margarida Salomão à Prefeitura de Juiz de Fora
Título (EN)
Municipal elections: strategies of the candidate Margarida Salomão for the Prefecture of Juiz de Fora
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Paulo Roberto Figueira Leal | Luiz Ademir de Oliveira | Arthur Raposo
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Estudos de Politica, v. 13, p. 141-168
Resumo (EN)
The article analyzes the media strategies of candidate Margarida Salomão (PT), who ran
for the Mayor of Juiz de Fora in 2020, who after running four consecutive elections (2008,
2012, 2016 and 2020) emerged victorious, defeating Wilson Rezato of PSB . Of the 11
candidates, 5 were women, marking an increase in female representation. The article
discusses the media and politics interface, the spectacularization process and the gender
and politics dimension. Finally, it brings the debate about advertising and the specifics of
the HGPE and the changes in the Electoral Law in 2015 that reduced the time of the
programs. The study presents a content analysis, based on Bardin (2011) and Panke
(2016), of 30 HGPE programs on candidate Margarida's TV in order to identify the most
triggered themes, the construction of her image and the recurrence of female identity. It is observed that, even with little time at HGPE, the candidate explored political issues
well, but there was a silence about the Covid-19 pandemic.
Resumo
O artigo analisa as estratégias midiáticas da candidata Margarida Salomão (PT), que disputou à Prefeitura de Juiz de Fora em 2020, que depois de disputar quatro eleições consecutivas (2008, 2012, 2016 e 2020) saiu vitoriosa, derrotando, Wilson Rezato do PSB. Dos 11 candidatos, 5 eram mulheres, marcando um aumento da representatividade feminina. O artigo discute a interface mídia e política, o processo de espetacularização e a dimensão gênero e política. Por fim, traz o debate sobre propaganda e as especificidades do HGPE e as mudanças na Lei Eleitoral em 2015 que reduziram o tempo dos programas. O estudo apresenta uma análise de conteúdo, com base em Bardin (2011) e Panke (2016), de 30 programas do HGPE na TV da candidata Margarida a fim de identificar temas mais acionados, a construção da sua imagem e a recorrência à identidade feminina. Observase que, mesmo com pouco tempo no HGPE, a candidata explorou bem os temas políticos, mas houve um silenciamento sobre a pandemia da Covid-19.
Palavras-chave
Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) | Identidade Feminina | Margarida Salomão (PT) | Covid-19
Direito de Acesso
Acesso Aberto