Economia Compartilhada e Mimese: os processos comunicacionais e midiáticos utilizados no percurso das marcas
Metadados
Título
Economia Compartilhada e Mimese: os processos comunicacionais e midiáticos utilizados no percurso das marcas
Título (EN)
Shared Economy and Mimese: the communication and media processes used in the path of the brands
Autor(es)
Sandra Helena Vieira Maia | Mauricio Ribeiro da Silva
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
MAIA, Sandra helena vieira; DA SILVA, Maurício Ribeiro. Economia Compartilhada e Mimese: os processos comunicacionais e midiáticos utilizados no percurso das marcas. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 1, p. 24–36, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i1.455. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/455.. Acesso em: 14 fev. 2025.
Resumo (EN)
This article aims to reflect on media processes that changed the hospitality market, anchored in the shared economy, based on the analysis of communication pieces from the Airbnbplatform, which was born as an alternative for booking accommodation with competitive prices and the promise of giving the guest the possibility of living as a “local”, at the same time, which offers the host the possibility of extra income. Based on a link between communication, hospitality and mimesis, which value the creation of bonds, the article proposes to open a reflection on the sector with a focus on the preferences of the traveler. The themes covered are inspired by a closer look at brand communication and the images posted on the platform under the light of René Girard's mimetic theory.
Resumo
Este artigo tem como propósito refletir acerca de processos midiáticos que mudaram o mercado da hospitalidade, ancorados na economia compartilhada, com base na análise de peças de co-municação da plataforma Airbnb, que nasceu como alternativa para reservas de hospedagens com preços competitivos e a promessa de dar ao hóspede a possibilidade de viver como um “local”, ao mesmo tempo em que oferece ao anfitrião o benefício de uma renda extra. A partir de um avizinhamento entre comunicação, hospitalidade e mimese, que valorizam a criação de vínculos, o artigo propõe a reflexão sobre o setor com foco nas preferências do viajante. Os temas abordados têm como inspiração um olhar mais atento à comunicação da marca e às ima-gens postadas na plataforma sob a luz da teoria mimética de René Girard.
Palavras-chave
Economia compartilhada | Mimese | Vinculo | Comunicação | AirBNB
Fonte/doi
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
UNIP