Disseminação do conhecimento científico durante a pandemia: as estratégias midiáticas empreendidas pelas maiores produtoras de pesquisas do Brasil
Metadados
Título
Disseminação do conhecimento científico durante a pandemia: as estratégias midiáticas empreendidas pelas maiores produtoras de pesquisas do Brasil
Título (EN)
Dissemination of scientific knowledge during the pandemic: the media strategies undertaken by the largest research producers in Brazil
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Pedro Farnese | Vânia Márcia de Paula
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista ComHumanitas, v. 15, p. 92-114.
Resumo (EN)
The coronavirus pandemic, as a historical event of great impact for humanity, has brought
several challenges, including the urgent need to disseminate credible information to
combat the disease and confront denialist movements and conspiracy theories that
challenge epistemic authority. It is relevant, given this context, to understand how
scientific institutions position themselves in the virtual environment to face this reality.
This article aims to investigate the presence of the main knowledge-producing institutions
in Brazil (USP, UNIFESP, UERJ and UFRJ) on Facebook. Through the Content Analysis
(CA) of posts made in different periods from 2020 to 2022, it was possible to identify
that the enunciative approaches were in line with the conjunctural aspects of the advance
of Covid-19, which allowed us to draw an epistemological learning curve. Universities
appropriated their media apparatus, with balanced refutations to circulating narratives and
contextualized approaches in an environment of governmental denialism that influenced
the decision-making in public health policies.
Resumo
A pandemia do Coronavírus, como um evento histórico de grande impacto para a
humanidade, trouxe diversos desafios, incluindo a necessidade urgente de divulgar
informações credíveis para combater a doença e fazer frente a movimentos negacionistas
e teorias conspiratórias que contestam a autoridade epistêmica. Torna-se relevante, diante
deste contexto, entender como as instituições científicas se posicionam no ambiente
virtual para enfrentar essa realidade. Este artigo tem como objetivo investigar a presença
das principais instituições produtoras de conhecimento no Brasil (USP, UNIFESP, UERJ
e UFRJ) no Facebook. Através da Análise de Conteúdo (AC) de postagens realizadas em diferentes períodos de 2020 a 2022, foi possível identificar que as abordagens
enunciativas estavam em linha com os aspectos conjunturais do avanço da Covid-19, o
que nos possibilitou traçar uma curva de aprendizado epistemológica. As universidades
se apropriaram do seu aparato midiático, com refutações balanceadas às narrativas
circulantes e abordagens contextualizadas em um ambiente de negacionismo
governamental que influenciou as tomadas de decisão das políticas públicas de saúde.
Palavras-chave
Facebook | Negacionismo científico | Fake news | Covid-19
Direito de Acesso
Acesso Aberto