Disputas interseccionais a partir da divulgação científica nas plataformas digitais: as contradições entre cientista e influenciador em Átila Iamarino
Autor(es)
Beatriz Blanco, Adriana Amaral, Lucas Goulart Teixeira
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Fronteiras - Estudos Midiaticos
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como as expressões audiovisuais produzidas sob encomenda por divulgadores científicos em canais no YouTube podem indicar e gerar disputas em rede, partindo da observação do caso específico do divulgador científico e influenciador digital Átila Iamarino, levando em consideração a emergência de distintas interseccionalidades relacionadas ao seu posicionamento como figura pública. Compreendemos que figuras que investem em uma intersecção entre os papéis de pesquisador e influenciador digital acabam não apenas produzindo conteúdos relacionados ao seu campo de especialização, mas também materiais acerca das humanidades, compondo publieditoriais sem distinções claras. Assim, analisamos o vídeo “O livre mercado é um computador”, publicado no canal de YouTube Nerdologia, e as respostas e comentários no Twitter geradas a partir dele. Partimos de uma perspectiva multimetodológica qualitativa entre plataformas, combinando a análise textual de vídeos do YouTube à Análise da Construção de Sentidos em Redes Digitais (HENN, 2018 et al) e às categorias da Roleta Interseccional (CARRERA, 2020). Como resultados, observamos que o status de “testemunha discreta” (HARAWAY, 1997) e de “empreendedor moral” (MIKOLSCI, 2021) encontram-se materializados na rede de posicionamentos de Átila e corroboram o seu capital social de influenciador e divulgador científico. Entendemos que abordagens que privilegiam a interseccionalidade e a problematização da relação entre produção científica, identidades subalternizadas e plataformização são fundamentais, trazendo mais equidade para o combate ao negacionismo científico nas mídias digitais.