Dialogismo e espetacularização nas capas da Veja e tweets: o primeiro mês do governo Bolsonaro
Anexos
-
2193-9077-5-PB (1)
Metadados
Título
Dialogismo e espetacularização nas capas da Veja e tweets: o primeiro mês do governo Bolsonaro
Título (EN)
Dialogism and spetacularization on the covers of Veja and tweets: the first month of Bolsonaro government
Autor(es)
Cristiane Furlan Anderson William Marzinhowsky Benaglia Barbara Heller
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Entrepalavras
Resumo (EN)
This article seeks to understand the sense disputes attributed to the
first thirty days of Bolsonaro government, in January 2019, on the covers of Veja
magazine, one of the periodicals with the largest print run and circulation in Brazil,
with approximately 556,000 weekly copies, and in the tweets from the president’s
personal account, the media with the largest number of followers and the one
that he has used most since his campaign. We analyzed, through a qualitativeinterpretive
approach, the images posted on Twitter on the same day as the Veja
publication and the relations with the verbal statements that accompany them. To
do so, we relied on the concepts of dialogism, voices, and centripetal discourse,
by Mikhail Bakhtin (1999, 2010, 2015), and of spectacularization, by Guy Debord
(1997). We concluded that while the magazine makes public the disbelief in his
government, Twitter, in a dialogic relationship, builds his image, showing him as
a man of action.
Resumo
Este artigo busca compreender as disputas de sentido atribuídas aos primeiros trinta dias do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019, nas capas da revista Veja, um dos periódicos de
maior tiragem e circulação no Brasil, com aproximadamente 556 mil exemplares semanais, e nos tweets da conta pessoal do presidente, a mídia com maior número de seguidores e a que ele mais utiliza desde sua campanha. Foram analisadas, por meio de abordagem qualitativa interpretativa, as imagens postadas no Twitter no mesmo dia da publicação de
Veja e as relações com os enunciados verbais que as acompanham. Para tanto, apoiamo-nos nos conceitos de dialogismo, vozes e discurso centrípeta, de Mikhail Bakhtin (1999, 2010, 2015), e de espetacularização, de Guy Debord (1997). Concluímos que enquanto a revista põe a público a descrença em seu governo, o Twitter, em uma relação dialógica, edifica sua imagem, mostrando-o como homem de ação.
Palavras-chave
Mídia. Dialogismo. Espetacularização.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Nada consta