Desnudo – a poética nihilista em Naked (1993), de Mike Leigh
Documento
Metadados
Título
Desnudo - a poética nihilista em Naked (1993), de Mike Leigh
Título (EN)
Nude - the Nihilistic poetics in Mike Leigh's Naked (1993)
Autor(es)
Hermes Urebe Guimarães | Antonio Adami
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.18, n.8, p. 01-18, 2025
DOI: 10.55905/revconv.18n.8-331
Resumo (EN)
This article analyzes the film Naked(1993) by Mike Leigh, highlighting the complexity of the protagonist Johnny, played by David Thewlis, a character who embodies feelings of anguish and self-deprecation. The justification for this article lies mainly in its novelty, i.e.its high degree oforiginality, since a search in the CAPES catalogue of theses and dissertations on 14 May 2025 found no record of any kind relating to Mike Leigh, best exemplifying, no thesis or dissertation on the director. The social and scientific relevance of the research is also justified by the fact that there is no work on the subject in Brazil, either in Intercom or Compós, explaining the innovative vein of the text. The research, by its nature, required the use of the qualitative method for its improvement, whose singular characteristic establishes the analysis of textual and imagery data as the starting point. The following can be cited as basic worksNaked and Other Screenplays –Mike Leigh, 1995, Introdução à Teoria do Cinema -Robert Stam, 2013, Ideological Effects of the Basic Cinematographic Apparatus-Jean-Louis Baudry, 1974-1975.
Resumo
O presente artigo analisa o filme Naked(1993) de Mike Leigh, destacando a complexidade do protagonista Johnny, interpretado por David Thewlis, um personagem que reflete sentimentos de angústia e autodepreciação. A justificativa do presente artigo repousa mormente no caráter de ineditismo, istoé, no acentuado grau de originalidade, porquanto em pesquisa realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em 14 de maio de 2025, não foi encontrado qualquer tipo de registro relacionado a Mike Leigh, melhor exemplificando, não há trabalhos de tese ou dissertação sobre o diretor. Justifica-se, ainda, a relevância social e científica da pesquisa pelo fato de não haver no Brasil trabalho relacionado ao tema, tanto na Intercom, quanto na Compós, explicitando o veio inovador do texto. A pesquisa, porsua natureza, demandou a utilização do método qualitativo para o seu aperfeiçoamento, cuja característica singular estabelece como ponto de partida a análise de dados textuais e imagéticos. Podem ser citadas como obras bases Naked and Other Screenplays –Mike Leigh, 1995, Introdução à Teoria do Cinema -Robert Stam, 2013, Ideological Effects of the Basic Cinematographic Apparatus-Jean-Louis Baudry, 1974-1975.
Palavras-chave
Naked; Mike Leigh; niilismo; eterno retorno;
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Universidade Paulista - UNIP