Comunicação pública da ciência no Facebook: as estratégias de uma universidade brasileira em contexto pandêmico
Metadados
Título
Comunicação pública da ciência no Facebook: as estratégias de uma universidade brasileira em contexto pandêmico
Título (EN)
Public communication of science on Facebook: the strategies of a Brazilian university in a pandemic context
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Pedro Farnese
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Comunicação Pública, v. 17, n. 32, p. 1-21
Resumo (EN)
The purpose of this article is to map the communication strategies undertaken by Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Brazilian public higher education institution, on Facebook during the first three months of the new coronavirus pandemic, from March to May 2020. The methodology used was content analysis which allowed the classification of posts into categories, in an attempt to understand and explain the relationship between the phenomena of
network communication and the responsibility of organizations that produce science and fight
disinformation.
Resumo
A proposta deste artigo consiste em mapear as estratégias de comunicação empreendidas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, uma instituição pública de ensino superior brasileira, no Facebook durante os três primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, de março a maio de 2020. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo, que permitiu a classificação das postagens em categorias, na tentativa de compreender e explicar a relação entre os fenômenos da comunicação em rede e da responsabilidade de organizações que produzem ciência e que fazem frente à desinformação. estão na frente do combate à desinformação.
Palavras-chave
UERJ | Redes sociais virtuais | Visibilidade midiática | Fake news | COVID-19
Direito de Acesso
Acesso Aberto