BookTok o papel dos criadores de conteúdo do TikTok no estímulo à leitura no Brasil
Metadados
Título
BookTok o papel dos criadores de conteúdo do TikTok no estímulo à leitura no Brasil
Título (EN)
BookTok:the role of TikTok content creators in encouraging reading in BrazilBookTok:el papel de los creadores de contenido de TikTok en elestímulo a la lectura en BrasilKarhawi, I., Szabó Iossi, S. S., & Montuori Fernandes, C. BookTok: o papel dos criadores de conteúdo do TikTok no estímulo à leitura no Brasil. Revista Eco-Pós, 27(2), 163–190. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28273
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Issaaf Karhawi | Sarah Szabó
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 27, p. 163-190.
Resumo (EN)
BookTok has emerged asa powerful literary recommendation platform, redefining the publishing market landscape, with the potential to influence reading habits, especially among young people. Inspired by similar communities like BookTube and Bookstagram, BookTok stands out on TikTok for its ability to engage users with short, playful videos about books. This article is based on the hypothesis that BookTube presents itself as an important agent in promoting reading. Based on this assumption, we sought to map the main literary TikTokers in the country and identify the characteristics of this content production practice. The positions of readers present in these communities were observed (informed neophyte reader; collector; playful; aspiring expert) and the genres of the videos, including reviews, recommendations, summaries, vlogs, trends and classes.
Resumo
O BookTok emergiu como uma poderosa plataforma de recomendações literárias, redefinindo o panorama do mercado editorial, com potencial de influenciar os hábitos de leitura, especialmente entre os jovens. Inspirado em comunidades semelhantes como o BookTubee o Bookstagram, o BookTok se destaca no TikTok pela sua capacidade de engajar os usuários em vídeos curtos e lúdicos sobre livros. Este artigo parte da hipótese de que o BookTube apresenta-se como importante agente na promoção da leitura. A partir desse pressuposto, buscou-se mapear os principais tiktokers literáriosno país e identificar as características dessa prática de produção de conteúdo. Foram observadas as posições de leitores presentes nessas comunidades (leitor neófito informado; colecionador; lúdico; aspirante a especialista) e os gêneros dos vídeos, entre os quais resenhas, recomendações, resumos, vlogs, trends e aulas.
Palavras-chave
TikTok | Influenciadores digitais | Mercado editorial | BookTok