As Últimas Testemunhas de Svetlana Aleksiévitch
Anexos
-
489-Texte de l'article-805-1331-10-20220807
Metadados
Título
As Últimas Testemunhas de Svetlana Aleksiévitch
Título (EN)
Last Witnesses by Svetlana Aleksiévitch. A literary war reporting
Autor(es)
Barbara Heller Lucia Santa-Cruz Monica Rebecca Ferrari Nunes Priscila Ferreira Perazzo Vinicius Souza
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo
Resumo (EN)
Narrating war events has been part of a journalistic tradition for millennia. Howe-ver, unlike commonly published war reports, journalist and writer Svetlana Alek-siévitch writes about a war she did not witness. In The Last Witnesses, published in Brazil in 2018 by Companhia das Letras, it is the adults who, as children, faced the horrors of World War II in the then Soviet Union, who trigger and narrate their memories many decades after the event ended. The author re-signifies them and elaborates, based on them, a dense war reportage permeated with the deponents’ representations, sensations, and imaginations. The Be-larusian author’s presence is indirect, that is, in the selection of sources, in the organization and editing of the hundred interviews she collected between 1978 and 1985, to make them readable, coherent, and consistent with any war reportage. But in addition, she also uses literary journalism, by producing a well-written text, with literary resources, which is highly informative about the conflict and its context. This article uses as methodological procedure the analysis of these narra-tives. It thus seeks to investigate the articulations between the categories of testimony, nostalgia, utopia, and heterotopia, identified in the testimonies with which a war reportage is built. The tes-timonial literature born from the war trauma, and with which Aleksiévitch’s reportage is imbrica-ted, reveals the reconciliation between the will to forget and that of witnessing; between the lived event, materialized in the declarative memory of testimony, and the archived memory, published in book form. We conclude that literature, social memory, and testimonies are placed as media-tions between journalist, reportage, and reader, making us realize the amplitude that sources gain as actors and subjects of history. More creative journalistic forms emerge, are more particular, and, simultaneously, shared by the imaginary. The theoretical and methodological foundation works with the concepts of testimony, nostalgia, utopia, and heterotopia
Resumo
Narrar acontecimentos de guerras faz parte de uma tradição jornalística há milênios. No entanto, diferentemente de reportagens de guerra comumente publicadas, a jornalista e escritora Svetlana Aleksiévitch escreve sobre uma guerra que não presenciou. Em As Últimas Testemunhas, publicado no Brasil em 2018 pela Companhia das Letras, são os adultos que, na infância, enfrentaram os horrores da II Guerra Mundial na então União Soviética, que acionam e narram suas memórias muitas décadas depois de terminado o evento. A autora as ressignifica e elabora, a partir delas, uma densa reportagem de guerra, mas permeada de representações, sensações e imaginações dos depoentes. A presença da autora bielorussa se faz sentir indiretamente, isto é, na seleção das fontes, na organização e edição da centena de entrevistas que coletou entre 1978 e 1985, para torná-las legíveis, coerentes e condizentes com qualquer reportagem de guerra. Mas, além disso, também faz uso do jornalismo literário, ao produzir um texto bem escrito, com recursos literários e altamente informativo sobre o conflito e seu contexto. Este artigo usa como procedimento metodológico a análise dessas narrativas. Busca-se, assim, inves-tigar as articulações entre as categorias testemunho, nostalgia, utopia e heterotopia, identificadas nos depoimentos com os quais se constrói uma reportagem de guerra. Afirma-se que a literatura testemunhal nascida do trauma que a guerra instaura, e com a qual a reportagem de Aleksiévitch se imbrica, revela a conciliação entre a vontade de esquecer e a de testemunhar; entre o evento vivido, materializado na memória declarativa do testemunho e a memória arquivada, publicada em forma de livro. Conclui-se que a literatura, a memória social e os testemunhos se colocam como mediações entre jornalista, reportagem e leitor, fazendo perceber a amplitude que as fontes ganham como atores e sujeitos da história. Surgem formas jornalísticas mais criativas, mais particulares e, ao mesmo tempo, compartilhadas pelo imaginário. A fundamentação teórico-metodológica assenta-se nos conceitos de testemunho, nostalgia, utopia e heterotopia.
Palavras-chave
Reportagem. Guerra. Testemunho. Imaginário. Memória
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Nada consta