A retórica publicitária do influenciador digital nas tecnologias persuasivas
Documento
Metadados
Título
A retórica publicitária do influenciador digital nas tecnologias persuasivas
Título (EN)
The advertising rhetoric of the digital influencer in persuasive Technologies
Autor(es)
Clarice Greco
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Ínterin
Resumo (EN)
This article aims to reflect upon how the rhetoric of advertising acquires a persuasive value within digital networks. I start revisiting aspects of classical rhetoric in its principles and applications in advertising, especially in three main elements: the role of the speaker (Ross, 1987), the emotional appeal and target research. Then, I bring inferences about algorithms and the so-called persuasive technologies and their performance in market segmentation, which culminates in what I call ‘hyperniche’, since it filters products for very specific groups. Finally, I bring examples to argue that the testimonial speech from digital influencers combined with the action of algorithms constitute a type of rhetoric that can be typical of persuasive technologies.
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a retórica publicitária e as transformações culturais e tecnológicas que compõem seu valor persuasivo nas redes digitais. Para isso, remonto a aspectos da retórica clássica, em seus princípios e aplicações na publicidade, especialmente em três elementos característicos: o papel do orador (ROSS, 1987), o apelo emocional e o conhecimento do público (CITELLI, 2002). Em seguida, trago inferências sobre o papel dos algoritmos nas chamadas tecnologias persuasivas e sua atuação na segmentação de mercado, culminando em um fenômeno que chamo de hipernichificação, por filtrar produtos para grupos cada vez mais específicos. Por fim, exemplifico, a partir da figura do influenciador digital, como o discurso publicitário testemunhal dos influenciadores nas redes, aliado à ação dos algoritmos, constitui uma retórica própria ao ambiente das tecnologias persuasivas.
Palavras-chave
Retórica Publicitária; Influenciador Digital; Tecnologias Persuasivas; Algoritmos; Hipernicho.
Direito de Acesso
Acesso Aberto