A música não vai parar… Um estudo sonológico do filme Os sons do barulho
Metadados
Título
A música não vai parar... Um estudo sonológico do filme Os sons do barulho
Título (EN)
The music won't stop… A sonological study about the film Sound of noise
Autor(es)
Heloísa de A. Duarte Valente; Andresa Moreira Angueira
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Dossiê temático
Resumo (EN)
The present article aims to problematize the society’s responsibility facing the soundscape of everyday life. For this purpose, we adopt as theoretical and methodological references the studies of Schafer (2001), in the mobilization of the concept of "soundscape", and the perspective of Mourão (2013), regarding acoustic ecology and "artivism". The empirical basis for the analysys is the film Sound of Noise (2010). The obtained results show the role of the place of contestation, the dispute for political power, through music and sounds, leading to an understanding of how such aspects interfere in a given social organization.
Resumo
O presente artigo parte do conceito de paisagem sonora, elaborado pelo compositor R. Murray Schafer (2001), com o intuito de analisar a aceitação pacífica de ruídos, incorporados na vida cotidiana contemporânea, de maneira despercebida. O filme O som do barulho (Sound of noise, 2010) traz à cena o questionamento, por meio do argumento da obra. Numa sátira cheia de elementos tragicômicos, desenvolve-se uma narrativa que visa problematizar a responsabilidade da sociedade ante a paisagem sonora. A partir de conceitos elaborados por Schafer (2001), tendo como perspectiva a ecologia acústica e o artivismo (Mourão, 2013), praticado pelos personagens da trama, pretende-se avaliar em que medida aspectos como lugar da contestação, disputa pelo poder (político), por meio dos sons, podem interferir na organização social.
Palavras-chave
Sound of noise (filme); cultura midiática; paisagem sonora; artivismo; ecologia sonora
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Capes