A disputa pelo governo de minas gerais nas eleições de 2022: análise das estratégias do candidato Alexandre Kalil (PSD) no HGPE
Metadados
Título
A disputa pelo governo de minas gerais nas eleições de 2022: análise das estratégias do candidato Alexandre Kalil (PSD) no HGPE
Título (EN)
The dispute for the government of minas gerais in the 2022 elections: analysis of the strategies of the candidate Alexandre Kalil (PSD) in the HGPE
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Luiz Ademir de Oliveira | Arthur Raposo
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Política e Sociedade, v. 23, p. 1-36.
Resumo (EN)
The article aims to analyze the electoral communication strategies adopted by the candidate for the government of the State of Minas Gerais, Alexandre Kalil – Social Democratic Party (PSD) in the 2022 campaign. Kalil rose in political activity through the recurrent use of rhetoric of denial of the establishment politician, being elected and re-elected mayor of Belo Horizonte in the 2016 and 2020 elections. In the dispute for state government, in the 2022 elections, he distanced himself from the rhetoric of anti-politics and bet on the discourse of
conciliation, bringing the presidential candidate closer Luiz Inácio Lula da Silva – Workers’ Party (PT). To understand how Kalil’s narrative was structured, the 30 programs shown throughout the campaign period in the rst round, which started on August 26th and ran until September 28th, 2022, will be analyzed. The article uses content analysis as a methodology.
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação eleitoral adotada pelo candidato ao governo do Estado de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) na campanha de 2022. Kalil ascendeu na atividade política mediante recorrente uso da retórica de negação do establishment político, sendo eleito e reeleito prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2016 e 2020. Na disputa para o governo do estado nas eleições de 2022, se distanciou da retórica da antipolítica e apostou no discurso da conciliação, com aproximação do canddato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para entender como se estruturou a narrativa de Kalil, será analisado os 30 programas exibidos ao longo do período de campanha no primeiro turno, que se iniciou em 26 de agosto e foi até 28 de setembro de 2022. O artigo utiliza a análise de conteúdo como metodologia.
Palavras-chave
Comunicação eleitoral | Estratégia de Campanha | Alexandre Kalil | Minas Gerais
Direito de Acesso
Acesso Aberto